Novo Ensino Medio 2022 – tudo sobre ele!

Conheça tudo sobre o novo ensino medio 2020: o que muda, como funciona e muito mais, confira!
Nesse ano de 2019, os alunos que terminarem o ensino fundamental já vão se deparar com o Novo Ensino Médio. Embora tenha ocorrido muita discussão acerca das mudanças na educação e essa tenha gerado diversos protestos, a lei foi aprovado e o currículo será alterado, fazendo com que os alunos escolham qual área querem aprofundar o conhecimento e assim se preparar mais para a futura carreira que terão.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre as mudanças que irão ocorrer, neste artigo vamos explicar tudo sobre o Novo Ensino Médio 2019, confira!

Novo Ensino Medio 2020 – o que muda?

Novo Ensino Medio 2020
indo direto ao assunto, o novo ensino médio foi aprovado pelo Governo em fevereiro de 2017 através da Medida Provisória nº 748/2016, que regulamenta o novo ensino médio no Brasil. A reforma apresenta mudanças significativas na modalidade de ensino. A proposta impacta não somente os estudantes, mas a população em geral, visto que a educação é um bem e interesse comum aos cidadãos.
Pela reforma do Ensino Médio, a carga horária, hoje de 2,4 mil, será ampliada para 3 mil horas, gradualmente ao longo dos próximos cinco anos, sendo que até 60% disso, ou 1,8 mil, será comum a todos os alunos. O restante terá de ser escolhido entre cinco áreas: português e matemática, obrigatórios a todos, e ciências humanas, ciências da natureza e ensino profissionalizante. “O objetivo é testar as dificuldade de cada unidade federativa na implementação das mudanças. Por isso, as secretarias terão de escolher as escolas que considerarem mais representativas de sua realidade”, diz Pereira. Segundo ele, o ritmo de adoção das novidades dependerá da realidade de cada local. Mas é possível prever que todas escolas integrantes do projeto funcionarão pelo novo modelo em 2020
Disciplinas e formatações
novo ensino medio 2019
A divisão entre as disciplinas será diferente. A Base Nacional Comum curricular fará parte de pouco mais que a metade das matérias estudadas, algo em torno de 60% das disciplinas, o restante ficará a critério do estudante. Além do mais, no início do Ensino Médio os alunos já escolhem em qual área desejam se aprofundar. As opções são:

  • Linguagens;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Ciências Sociais;
  • Formação Profissional.

Entretanto, algumas matérias serão obrigatórias em todo o Ensino Médio, tais como Português, Inglês e, se for o caso, Língua Indígena.
Mesmo com a exclusão de matérias, como Sociologia, Artes, Educação Física e Filosofia, na Base Nacional Comum Curricular (60%) a presença delas é obrigatória.

QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO DAS MEDIDAS DO NOVO ENSINO MÉDIO?

O maior desafio dessa reformulação está no processo de implementação da proposta. Há muitos aspectos que precisam ser considerados, e esses serão foco de atenção para estabelecer os próximos passos da reforma. Estudos e diagnósticos precisam ser realizados por todos os estados para que possamos ter clara noção da condição atual de cada um deles para a implementação da flexibilidade e para a diversificação das propostas que poderão ser ofertadas. Além disso, é importante também que os estados organizem consultas aos estudantes e professores para identificar as demandas e os interesses dos jovens e a competência e disponibilidade dos professores.

Novo ensino médio e o Enem 2019

De acordo com especialistas, o exame deve sofrer modificações para abarcar as mudanças trazidas com a reforma do ensino médio. Estudiosos da área educacional acreditam que o Enem deverá ser restrito às 1.800 horas do currículo comum entre as escolas, visto que os itinerários formativos serão diferentes em cada instituição e dependerá da escolha de cada aluno.

Conclusão
Esperamos que tenham ficado contentes com as informações sobre o novo ensino medio 2019. Já falamos aqui sobre as bolsas do Educa mais Brasil 2019, sugiro a leitura do artigo!
Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.