Prouni 2017: como irá funcionar?

Spread the love

O Prouni 2017 é uma ótima escolha para aqueles que querem ingressar em uma boa universidade mesmo não possuindo boas condições financeiras

O Prouni é um método que o governo federal encontrou para auxiliar alunos que não possuem uma renda que dê para financiar seus estudos universitários. Foi criado no ano de 2004 e oferece até hoje bolsas de estudos de 50% ou até 100% da mensalidade em faculdades particulares.

O Prouni acontece duas vezes por ano, sendo uma no primeiro semestre e uma no segundo. As inscrições para o primeiro semestre tiveram início no dia 31 de janeiro e terminaram no dia 3 de fevereiro tendo como requisito ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido no mínimo 450 pontos de média e não ter zerado a redação.

COMO FUNCIONA O PROUNI

Prouni

Para poder participar do Prouni é preciso possuir alguns requisitos, como ter feito o Enem do ao anterior como dito a cima, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, entre outros requisitos como ter cursado o ensino médio completo em escola pública.

Para concorrer a uma vaga o candidato deve fazer a inscrição no site e aguardar a data de divulgação das notas para saber se foi selecionado ou não. Para aqueles que não conseguirem à uma segunda chamada que pode acarretar em uma seleção.

“Durante o curso, o bolsista do ProUni deverá apresentar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de encerramento da bolsa. Em caso de aproveitamento acadêmico insuficiente, o coordenador do ProUni poderá ouvir o responsável pela(s) disciplina(s) na(s) qual(is) houve reprovação e autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa.”

Além da bolsa o aluno também pode ganhar a Bolsa-Permanência que ajudará no custeio de despesas educacionais, podendo receber até R$300,00. Esse benefício é para aqueles que estudam em horário integral e que possuem uma carga diária de aula igual ou acima de seis horas.

PROUNI-SITE-01

RESULTADO DO PROUNI

O resultado da primeira chamada do Prouni 2017 foi divulgado hoje pela manhã pelo MEC (Ministério da Educação), você pode conferir sua colocação através do site do MEC.

Para aqueles candidatos que foram aprovados no Prouni 2017 devem comprovar as informações que foram oferecidas para que assim possam garantir sua bolsa entre o dia 6 de fevereiro (esta segunda-feira) até o dia 13 de fevereiro. Já a segunda chamada só será divulgada no dia 20 de fevereiro e logo em seguida será aberto o prazo para adesão à lista de espera que ocorrerá entre os dia 7 e 8 de março.

Para saber mais sobre acesse o site do Prouni para assim poder tirar todas as dúvidas que ainda persistem e entender melhor como funciona cada etapa.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *