Declaração de trabalho: aprenda agora a fazer a sua! (modelo de exemplo)

Declaração de trabalho é um documento que pode ser solicitado em diferentes situações para comprovar a sua atividade. veja nosso modelo e aprenda a fazer a sua gora mesmo!

No mundo atual, quem trabalha em empresas, sabe que muitos documentos são exigidos em nosso dia a dia. E hoje vamos falar sobre um deles que é bem importante, a declaração de trabalho. A declaração de trabalho nada mais é do que um documento comprobatório, ou seja, que comprova que o trabalhador presta serviço voluntário, atua de forma autônoma ou é contratado de uma determinada empresa.

Aprenda a fazer declaração de trabalho. (Foto: Divulgação)

Aprenda a fazer declaração de trabalho. (Foto: Divulgação)

Para que serve a declaração de trabalho?

Diversas situações exigem a apresentação de uma declaração de trabalho. Quando o estudante costuma chegar atrasado na faculdade, por exemplo, ele pode apresentar esse documento para justificar os atrasos, junto ao professor ou à secretaria da instituição.

A declaração também é útil quando o aluno precisa faltar da aula ou acaba perdendo uma prova por causa do trabalho. Dessa forma, ele pode fazer o exame em outra data ou até mesmo ter a sua falta anulada, caso esteja “estourando” em uma determinada disciplina.

Como fazer uma declaração de trabalho?

Embora não seja um documento difícil de elaborar, a declaração de trabalho precisa conter informações autoexplicativas. O texto deve ser simples, claro, objetivo e redigido na norma culta da língua.

Declaração de trabalho simples

Uma declaração simples deve conter os dados pessoais para identificar o indivíduo, ou seja, nome completo, RG, CPF e data de nascimento. Tudo deve ser escrito em terceira pessoa. Exemplo: Declaro que Maria Paula (…). Se o documento estiver relacionado à universidade, é importante incluir também o RA.

Modelo de declaração de trabalho. (Foto: Divulgação)

Modelo de declaração de trabalho. (Foto: Divulgação)

Em um segundo momento, o texto da declaração deve falar sobre o local de trabalho, o horário de prestação de serviço e outra informação importante. Por exemplo, se o estudante precisou faltar da aula por uma viagem a trabalho, vale à pena mencionar o acontecimento.

A última parte do documento consiste na validação. Coloque a cidade, a data e um campo para assinatura. Quem deve assinar a declaração é o supervisor, gestor ou patrão.

Declaração de trabalho para creche

As creches, em alguns casos, costumam pedir uma declaração de trabalho da mãe ou do pai para autorizar a matrícula da criança. O documento, por sua vez, deve conter nome da empresa, horários de entrada e saída e telefone de contato. Nesse caso, o texto deve ser redigido em primeira pessoa e assinado pelo próprio responsável do menor.

Declaração de trabalho (autônomo)

Diversos profissionais autônomos, como é o caso da diarista, do camelô ou até mesmo de quem tem o próprio comércio, sentem dificuldades na hora de elaborar a declaração de trabalho. No entanto, o documento deve ser redigido da mesma forma que a versão simples, especificando os dias de trabalho, horários e atividade.

Modelos de declaração de trabalho

Você ainda está em dúvida sobre como montar uma declaração de trabalho? Então confira a seguir os modelos (arquivos em PDF):

Declaração de trabalho (autônomo)

Declaração de trabalho simples

Declaração de trabalho doméstico

Identifique a situação em que a declaração de trabalho é solicitada e providencie o documento com a formatação correta e todas as informações necessários. Verifique, ainda, se a universidade ou creche já não tem um modelo pronto que você possa usar.

Conclusão

Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam utilizar com sucesso nossos modelos e fazer sua declaração de trabalho.

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Até a próxima!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *