Planilha no trade esportivo

Spread the love

Pensar sobre a planilha no trade esportivo é o mesmo que focar em uma gestão de banca eficiente. Isso porque, a gestão de banca é algo indispensável para o trader de uma maneira geral, sabia?

Logicamente que isso não quer dizer que todo trader deva seguir impreterivelmente uma só receita. Existem muitos caminhos que podem possibilitar uma gestão de banca qualitativa.

Na verdade, o mais importante é avaliar qual é o seu perfil de trader. Esse aspecto é que ajudará a determinar qual o caminho ideal para uma boa gestão. Além disso, existem pessoas que preferem algo mais detalhado, enquanto outras querem algo mais prático e fácil de visualizar.

A gestão de banca deve e precisa ser definida, ao menos, antes da partida. Ou seja, isso deve ser feito antes mesmo que o trader confirme suas entradas. Vale destacar que a gestão precisa ser feita para realmente ser aplicada.

Isso quer dizer que ela deverá ser uma espécie de “guia” durante o jogo/trade e jamais deverá ser mudada por várias vezes. Isso poderá levar suas operações aos erros e até mesmo consolidar uma fragilidade emocional.

Portanto, tudo que um trader realmente não precisa e não pode se deixar levar! Mas, para que você entenda isso, é importante compreender o que é realmente uma gestão de banca! Confira a seguir.

A planilha no trade esportivo – entenda o que é a gestão de banca

Para começar, o uso de uma planilha no trade esportivo permite que você oriente melhor sua gestão de banca. É ela que deverá ajudar na definição de suas estratégias antes de uma partida de futebol, por exemplo.

Além disso, esse processo é vital não apenas para que o trader tenha um controle financeiro, sabia? Ela é também um recurso que ajuda no controle emocional.

Ou seja, às duas bases mais relevantes para que as estratégias não apenas funcionem como também ofereçam ganhos! Por isso, quando você for iniciar suas operações, procure executar seus métodos e estratégias.

Isso deverá ser feito durante o jogo, sempre priorizando aplicar o que foi definido na sua gestão de banca!

Por que é tão importante respeitar a gestão de banca?

Há quem pense que a gestão de banca é apenas um detalhe ou uma opção. Mas, é bom reforçar que essa é uma percepção equivocada!

O primeiro ponto que precisa ficar muito claro é que não se deve mudar a gestão de banca durante o jogo.

Isso porque, o fato de não respeitar esse critério poderá compor o que chamamos de ‘falsos resultados’. A impressão de ganhar dinheiro é algo comum quando a gestão de banca é quebrada.

Qual método usar para minha gestão de banca?

Como já mencionamos anteriormente, existem vários caminhos diferentes para sua planilha de gestão. Algumas das principais são:

  • Método de ciclos

  • Método de porcentagem sobre a banca

  • Stake fixa

  • Martingale

  • Critério de Kelly

  • Sequência de Fibonacci

  • All in

Nesse caso, iremos apenas nos aprofundar na mais usada no mercado, que é a porcentagem sobre a banca. Isso porque as demais exigem uma explicação mais detalhada!

Para o método em questão é feita a divisão da banca em unidades. Nesse caso, se o trader tem uma banca de 100 dólares e a divide em 100 unidades, terá um dólar. Isso é o equivalente a 1% da banca.

Uma vantagem de usar a banca em unidades é que você consegue mensurar melhor seu saldo final.

Qual porcentagem usar?

Se uma banca é relativamente pequena, então a dica é permitir-se ao erro com uma média de 5% da banca. Mas, posteriormente, você poderá diminuir esse valor, visto que sua banca poderá crescer.

Se eventualmente o trader não dispõe de métodos considerados lucrativos ou um emocional consistente, o caminho é outro. Ou seja, atente-se a usar no máximo 2,5% da banca para ganhar confiança.

O que mandará aqui é o tempo e a experiência, bem como uma avaliação minuciosa do seu progresso!

“Planilhar” para não errar!

E, claro, não adianta nada fazer uma gestão de banca somente com a visão de seu saldo na conta! Isso não funciona e não ajudará na avaliação de sua evolução e resultados.

Além disso, é importante “planilhar” tudo para entender como os resultados foram alcançados e o tipo operação. Ou seja, você precisa visualizar quais estratégias renderem lucros e quais foram prejudicadas.

Portanto, a planilha no trade esportivo é uma aliada na rotina de operações e jamais deve ser dispensada!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *