Pedir Demissão: Dicas Para Sair da Empresa Sem Problemas

Precisa pedir demissão e não sabe como fazer? Confira nossas super dicas!

A hora de pedir demissão deve ser planejada quando você resolver trocar de emprego, já que o futuro é incerto e você pode precisar voltar a trabalhar nessa mesma empresa. Levando isso em consideração, é fundamental ter cuidado nesse momento, evitando discordâncias e discussões.

Para que isso não aconteça, o melhor é resolver o seu desligamento e tirar todas as dúvidas no ato da demissão. Pensando nisso, veja as dicas que preparamos para você sair da empresa sem problemas.

Como Pedir Demissão?

como pedir demissao

Pedir demissão é sempre uma ocasião muito complicada na vida profissional. Naturalmente, em algum período da carreira vai aparecer uma oportunidade melhor de trabalho ou que o descontentamento seja a razão que leva o profissional a procurar outras propostas de emprego.

A verdade, é que muitas pessoas não sabem como fazer essa solicitação sem provocar uma situação constrangedora com o patrão e com os companheiros de serviço. No entanto, com algumas ações, seu desligamento da empresa pode acontecer sem problemas. Observe algumas dicas!

Pense bem antes de se decidir

Antes de tudo, pense bem para não tomar uma decisão de repente, seja por que está enfurecido com algum acontecimento ou com o patrão atual. Se a empresa que você trabalha é agradável, um período ruim pode brevemente melhorar.

Anuncie com antecedência

Depois de ter tomado sua decisão, então não vá embora da empresa antes de comunicar ao seu patrão com antecedência. Especialmente em firmas pequenas, a falta de um empregado faz toda diferença.

Por isso, de tempo para a empresa contratar outro funcionário, por avisar a sua saída com antecedência e caso, você seja solicitado para treinar o novo funcionário, não se recuse.

Comunique ao patrão

Opte pela hora certa de comunicar ao patrão e não permita que essa conversa fique para última hora. Essa conversa não pode ser realizada no corredor ou na hora do lanche.

como pedir demissao

Tenha atitude, peça licença e entre na sala do patrão e o informe de sua decisão, evite fazer muitos rodeios e caso seja preciso, agende um horário para cuidar do assunto.  

Fale os motivos

Esse é um ponto muito importante na hora de pedir demissão. Deixe claro quais foram os motivos pelos quais levou você a tomara essa decisão. E se o motivo for uma proposta de emprego melhor, diga-o assim mesmo. Mas nunca diga que a atual empresa é ruim.

É fundamental deixar muito nítido, o que você vai ganhar profissionalmente mudando de emprego.

Documente o pedido de demissão

Depois de conversar com seu patrão, é importante fazer a carta de demissão e pedir para que ele assine. Este documento pode ser escrito manualmente ou por meio do computador. Nele deve conter o conteúdo do desligamento da empresa. Desse modo, é evitado que surjam maiores problemas quanto a sua saída.  

Seja grato e se ponha a disposição

Quando você tem uma atitude transparente, a probabilidade de você sair queimado da empresa é quase nenhuma. Por isso, seja grato pela a oportunidade que lhe foi dada, faça isso por meio de um email, e não esqueça de se colocar a disposição da empresa.

Dessa forma, o chefe vai fazer excelentes recomendações e você vai sair da empresa sem problema algum.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *