Joguinhos para aprender a ler: veja 5 opções gratuitas

Tornar-se hábil a decodificar palavras e adquirir o domínio da leitura é fundamental e garante à criança autonomia, uma vez que, por meio da leitura, é possível compreender e interpretar o mundo ao redor e se tornar um sujeito crítico. Por meio de joguinhos para aprender a ler, pais ou responsáveis e professores podem incentivar as crianças a atingir este tão importante marco para sua educação.

Os professores buscam na internet por atividades de alfabetização em pdf para ensinar as crianças a ler e escrever. Essa forma de transmitir e exercitar o conhecimento funciona e traz bons resultados, mas existem outros meios de tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas. Esse é o caso do uso dos games em sala de aula. 

Os jogos, muitas vezes disponíveis gratuitamente nas lojas de aplicativos dos principais sistemas operacionais, são desenvolvidas com o objetivo de tornar lúdico o aprendizado. Além disso, por meio das cores, formas, sons e personagens, facilitam a compreensão e o entendimento da criança. 

Neste artigo, separamos 5 opções gratuitas de joguinhos para aprender a ler. Confira!

5 opções gratuitas de joguinhos para aprender a ler

joguinhos para aprender a ler

Aprender a ler é, certamente, um dos mais importantes – se não o mais valioso – marco no desenvolvimento e na educação de crianças. Isso porque é por meio da leitura, e também da escrita, que um indivíduo se torna hábil a compreender as questões que o cercam e ganha autonomia para interpretar o mundo ao seu redor, tornando-se crítico e capaz de adquirir conhecimentos diversos. 

Existem diversas formas como uma criança pode começar a dominar as palavras, e, entre elas, estão os joguinhos para aprender a ler. Estes, desenvolvidos para dispositivos móveis como smartphones e tablets, e também para desktop, têm o objetivo de tornar o aprendizado lúdico e agradável para que os pequenos se divirtam enquanto aprendem. 

Portanto, preparamos uma lista com 5 joguinhos para aprender a ler que podem ser usados em casa ou na escola. Confira!

1 – Discovery Kids Plus

A plataforma online do canal infantil Discovery Kids, famosa por exibir diversos desenhos animados adorados pelos pequenos, conta com diversos joguinhos para aprender a ler gratuitos. 

Estes estão disponíveis tanto em seu site, quanto nas lojas de aplicativo para dispositivos Android e iOS. 

Com a presença dos personagens mais queridos das crianças, como a Peppa Pig e a Luna, a plataforma disponibiliza joguinhos para aprender a ler, além de outras atividades educativas, como jogos de contagem, educação musical, entre outros. 

Além disso, o site também disponibiliza diversos livrinhos interativos, que são excelentes opções para as crianças se familiarizarem com o hábito da leitura visualizando, escutando e interagindo com seus personagens favoritos. 

2 – Silabando

Disponível para download gratuito em dispositivos com sistema operacional Android e iOS, o Silabando é outra excelente opção de joguinho gratuito para aprender a ler. Este conta com diversas atividades voltadas para crianças em fase de alfabetização, divididas entre tarefas mais simples e mais complexas. 

Como o nome indica, o objetivo das atividades propostas pelo Silabando é que os pequenos aprendam a separar e contar cada uma das sílabas que compõem as palavras. Os exercícios apresentados neste app são divididos em seis tipos: 

  • Apresentação da atividade;
  • Formação das sílabas; 
  • Identificação da sílaba que falta para formar a palavra; 
  • Acertar a sílaba que o joguinho solicita; 
  • Ler a palavra formada com a devida separação de sílabas;
  • Contar o número de sílabas que compõem uma palavra.

3 – Ler e contar

O aplicativo Ler e contar, também disponível para celulares e tablets Android ou iOS, é voltado para crianças pequenas e também para os mais velhos, com o objetivo de aperfeiçoar a leitura. 

Além dos joguinhos para aprender a ler, esta plataforma disponibiliza atividades de operações matemáticas simples para os pequenos que estão começando a se familiarizar também com os números. 

Não para por aí! Este app conta, ainda, com joguinhos e atividades que ensinam cores, formas, animais e até mesmo o alfabeto na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

4 – Aprender a ler e a escrever

Como o nome deste aplicativo indica, esta é uma plataforma voltada ao ensino tanto da leitura quanto da escrita. De forma lúdica, neste app, o aprendizado de cada uma das letras do alfabeto garante à criança uma estrela. 

O joguinho para aprender a ler e a escrever busca apresentar cada letra brincando com sua forma e mostrando, sempre, uma imagem que representa determinada palavra iniciada por ela. 

Além disso, parte do joguinho é que a criança trace o formato da letra conforme a imagem de referência. Ao avançar de fase – ou seja, conforme aprende novas letras – o jogo se torna mais difícil e o pequeno deve traçar a letra sem o guia. 

Este app também está disponível para dispositivos Android e iOS.

5 – Graphphogame

Para fechar nossa lista de joguinhos para aprender a ler, está o Graphogame, uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) como parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA). 

Este é um aplicativo educativo que, de maneira lúdica e divertida, tem como principal objetivo auxiliar crianças em fase de alfabetização a reconhecer as letras, sílabas e palavras, além do som de cada uma delas enquanto se divertem! 

Por fim, encontre formas de incluir os joguinhos para aprender a ler no dia a dia das crianças. Assim, elas adquirem familiaridade com as letras e interagem com a tecnologia. Essas ferramentas, com certeza, vão complementar as atividades de alfabetização aplicadas em sala de aula. 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.