Gestão do tempo no trabalho: o que fazer para ser mais produtivo?

Promover a gestão do tempo no trabalho é uma iniciativa que aumenta a produtividade, pois, permite melhor organização do tempo na execução das demandas.
Além disso, é possível investir na expansão do negócio, na capacitação e na inovação para que o seu negócio cresça cada vez mais.
Outro grande benefício adquirido por meio da correta gestão do tempo no ambiente de trabalho é o alívio do estresse e o desenvolvimento da habilidade de lidar com o inesperado.
Quer aprender como fazer a correta gestão do tempo para obter mais sucesso nos negócios? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.

O QUE É A GESTÃO DO TEMPO NO TRABALHO

gestao do tempo no trabalho
A gestão do tempo no trabalho é a forma como é feito o planejamento diário para a execução de todas as tarefas da empresa.
Ela é muito importante, pois quanto mais bem feita, maiores resultados trará, aumentando a quantidade e a qualidade dos serviços prestados.
Falar de gestão de tempo é fácil. O desafio surge quando é preciso aplicá-la de forma funcional no dia a dia da empresa.
O crescente número de demandas faz com que os processos sejam cada vez mais dinâmicos que não haja atrasos nas entregas.
Portanto, a correta gestão do tempo é sinônimo de produtividade, foco e melhor aproveitamento do tempo estabelecendo o que de fato são prioridades.
Para começar a gerir o tempo de forma que ele seja mais produtivo é preciso entender os processos administrativos e analisar quanto tempo é gasto em cada um deles.
O passo seguinte é começar a organizar a tarefa por prioridade e urgência, deixando sempre um tempo livre para possíveis imprevistos.
Essa separação do que é prioridade do que é urgência tem um importante papel na gestão do tempo no trabalho, pois ela vai ajudar na escolha do que deve ser feito primeiro.
Tenha em mente que prioridade é tudo aquilo que precisa ser concluído primeiro, ou seja, aquilo que é mais importante.
Urgente é aquilo que não pode esperar, é preciso ser feito naquele momento. A melhor forma de evitar a urgência é estabelecendo prioridades.
Além disso, é muito importante aprender também a definir o que é prioridade. É possível que algo que não esteja no planejamento se torne prioridade, devido ao grau de seriedade.
Muito mais que separar um tempo para possíveis imprevistos que podem se tornar prioridade, é preciso administrar bem o emocional para lidar com a situação de forma menos estressante possível.

COMO OS GESTORES PODEM AUXILIAR NA CORRETA GESTÃO DO TEMPO NO TRABALHO

Os gestores tem um papel fundamental na gestão do tempo no trabalho, pois eles exercem influência direta sobre os colaboradores.
Além disso, eles podem se responsabilizar pelas seguintes tarefas:

  • Planejar;
  • Priorizar;
  • Delegar;
  • Colaborar;
  • Automatizar.

Conheça agora de forma detalhada como os gestores podem ajudar na correta gestão do tempo no trabalho.

PLANEJAR

Planejar a forma como os colaboradores podem executar as tarefas para que sejam mais produtivos é um importante papel dos gestores.
Uma equipe é formada por diferentes tipos de pessoas e cada uma delas administra o tempo de uma forma.
Portanto, elaborar estratégias para que todos consigam executar as tarefas com melhor aproveitamento possível, vai fazer com que a produtividade seja ainda maior.

PRIORIZAR

Aprender a separar as tarefas prioritárias das tarefas urgentes é algo que muitas vezes causa confusão e acaba comprometendo o aproveitamento do tempo.
Mais uma vez o gestor tem um importante papel para ajudar a equipe e definir a ordem da execução de tarefas.
Elas podem ser separadas da seguinte forma:

  • Tarefas prioritárias: devem ser feitas primeiro.
  • Tarefas urgentes: devem ser feitas antes das prioritárias e concluídas de forma imediata;
  • Tarefas importantes: podem ser agendadas e feitas e assim que as prioritárias e urgentes forem terminadas.
  • Tarefas sem importância: esqueça delas, servem apenas para consumir o tempo.

DELEGAR E COLABORAR

O bom gestor participa dos processos de produção junto aos seus colaboradores.
Portanto, além de ajudar na organização e planejamento das tarefas, ele delega e colabora ativamente para que tudo seja feito da melhor forma possível.
Ao delegar o gestor escolhe os que são capacitados de acordo com o grau de dificuldade de cada tarefa, dessa forma ninguém ficará com o tempo ocioso.
Fazer essa escolha é importante para que a gestão do tempo no trabalho seja feita de forma eficiente.
É preciso conscientizar a equipe da importância da colaboração de todos, pois somente assim o tempo será aproveitado de forma correta.

AUTOMATIZAR

Uma das formas de promover a correta gestão do tempo no trabalho é optar por formas automatizadas nos processos administrativos.
Além de ganhar tempo, os softwares desempenham várias funções com resultados surpreendentes.
Eles podem ainda captar dados que serão usados na elaboração de estratégias para melhor atendimento ao cliente e também nas ações de comunicação da empresa.
Além disso, a automatização permite que as empresas funcionem sem intervalo, ou seja, em caso de uma empresa varejista, ela continuará funcionando mesmo que seus colaboradores estejam de folga.

10 DICAS PARA GESTORES E COLABORADORES FAZEREM MELHOR GESTÃO DO TEMPO NO TRABALHO

  1. Seja organizado;
  2. Planeje seu dia;
  3. Não seja perfeccionista;
  4. Não aceite mais tarefas do que realmente consegue executar;
  5. Não tenha vergonha de pedir ajuda;
  6. Use a tecnologia a favor da sua vida profissional e do crescimento dos negócios;
  7. Limite o tempo do trabalho e o tempo de folga;
  8. Descanse;
  9. Cultive hábitos saudáveis,
  10. Cuide de suas emoções.

Essas dicas são muito importantes para quem quer aprender a gerir bem o tempo no ambiente de trabalho.
É preciso tomar atitudes simples para fazer isso, no entanto, é preciso ter uma boa saúde e também cuidar das emoções, para conseguir ter uma vida profissional de qualidade.

CONCLUSÃO

A correta gestão do tempo no trabalho é algo que precisa começar com os gestores.
Esses por sua vez, precisam promover o engajamento dos colaboradores para todos estejam envolvidos na mesma iniciativa.
Agora você já sabe o que fazer para que a sua equipe se torne cada vez mais produtiva por meio da uma melhor gestão de tempo no ambiente de trabalho.
Comece colocando em prática, tudo o que foi ensinado nesse texto e tenha dias muito melhor aproveitados na sua empresa.

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