Fies da pós graduação: conheça tudo sobre esse programa!

Explicamos tudo sobre o fies da pós graduação, como funciona, quem pode fazer e muito mais.Clique e conheça!

Todos nos sabemos que estudar não está nada fácil, Embora existam cada vez mais programas para auxiliar quem está com dificuldades financeiras, como o educa mais ou o prouni. Para essas pessoas foi que o governo criou o Fies, que contemplava o curso superior. Agora porém, ele vem com uma novidade, o Fies da pós graduação. Mas se você não está entendendo nada, vou explicar desde o início. Vamos primeiro entender como funciona o fies.

O que é o Fies?

fies da pós graduacao

Indo direto ao ponto: o Fies é um programa do Governo federal, juntamente com o ministério da educação e a caixa econômica federal, para custear bolsas de estudo para graduação.

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado no ano de 1999, e  é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. No ano de 2010, o programa adquiriu um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa; os juros caíram para 3,4% ao ano; e passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. em 2014 não será diferente.

Fies da pós graduação – como funciona

O Fies para pós graduandos era uma reivindicação antiga dos alunos que faziam o Fies na graduação.Ele  agora pode ser extendido aos cursos  particulares de mestrado e doutorado a partir do segundo semestre desse ano. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), a proposta ainda está em estudo e deve ser anunciada oficialmente em breve.

O programa terá regras iguais às da graduação, com financiamento parcial e integral e início do pagamento do empréstimo um ano e meio após a formatura. O crédito valerá para cursos avaliados pela Capes, como mestrados e doutorados, e não inclui especializações ou MBAs (Master Business in Administration). Embora a lei já previsse Fies na pós, isso não ocorreu na prática. Desde 2010, quando o Fies mudou regras de contratação e baixou os juros, são mais de 1,5 milhão de financiamentos.

O Fundo de Financiamento Estudantil para a pós manterá as mesmas regras da graduação, com financiamento parcial e integral e início do pagamento um ano e meio após o término do curso. Atualmente, o programa oferece juros de 3,4% ao ano. O crédito para a pós-graduação, previsto no Fies, agora será regulamentado para que beneficiar os alunos de pós-graduação.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as informações tenham sido úteis e que consigam se inscrever com sucesso no fies da pós graduação.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *