Estágio: Como conseguir o seu em 2021 ? Veja nossas dicas!

Estágio  é uma parte importante da sua evolução no mercado. Veja como conseguir o seu. Leia, entenda e agarre sua vaga

Todo estudante universitário sabe que vai ter de passar por isso e a mitologia criada sobre a figura do estagiário não ajuda nem um pouco. Todas as piadas e reclamações sobre o aprendiz estagiário são fruto de estágios mal organizados por empresas que não compreenderam que um estagiário não é um funcionário a mais pela metade do valor e sim uma contribuição social que a empresa dá ao mercado, acolhendo um jovem profissional e colocando-o em contato com o mercado de trabalho por meio da inserção na realidade da empresa de forma assistida.

Para o estudante, além de todo o nervosismo, existe também a dificuldade de conseguir um bom estágio para iniciar a vida profissional. Neste post vamos ensinar os meios, sites e outras dicas para conseguir seu estágio.

Sites para conseguir seu estágio.

estagio

  • Sua faculdade: Pode parecer óbvio, mas quantas pessoas usam o site da própria faculdade onde estudam para conseguir o estágio que precisam? Todas as faculdades possuem áreas de estágios e similares, onde empresas parceiras procuram jovens profissionais em formação para estágio e possível contratação futura. Outra possibilidade interessante que poucos usufruem é a indicação de estágios por professores e inclusive em empresas onde os professores trabalham ou dos próprios professores. Este tipo de relação pode se tornar muito frutífera e proveitosa para ambos, mas cuidado para não misturar as relações e tornar a aula de professor simplesmente impossível para você.

  • Nube: O Núcleo brasileiro de estágios é a maior referência quando se pensa em estágios, sendo possível acessar os serviços deles por meio do site (https://www.nube.com.br/ ) ou pessoalmente por meio dos postos de atendimento.

  • CIEE: O Centro de Integração Empresa Escola é outra das maiores gestoras de vagas de estágio, presente em diversas faculdades e também totalmente acessível por meio de seu site (http://www.ciee.org.br/portal/index.asp), onde basta fazer um cadastro simples para ter acesso a diversas vagas de estágio, além de vários cursos que podem te ajudar a conseguir seu estágio.

  • Super estágios: Um site mais recente, mas com um layout mais moderno do que os anteriores, o Super estágios oferece diversas vagas e possibilidades, além de promoções e uma forte interação social, por meio de youtube e mídia social intensa. Faça seu cadastro e experimente: https://www.superestagios.com.br/index/

Dicas para ir bem na entrevista de estágio

Essas dicas podem soar simples mas ajudam bastante, clique e confira:

Deixe o smartphone desligado – parece algo óbvio, mas, com o avanço da tecnologia, o uso dos smartphones tomou uma proporção tão absurda que as pessoas já não têm nenhuma noção de onde não é adequado usá-los.Consegue imaginar seu celular tocando — ou mesmo vibrando — em virtude de notificações ou chamadas durante a entrevista de estágio? Isso é extremamente deselegante, mas acontece o tempo todo. Então, tenha um diferencial: desligue o celular e evite utilizá-lo enquanto espera para ser entrevistado.

Dicas para ir bem na entrevista de estágio

Fuja dos clichês – Sabe aquele negócio de responder que o seu pior defeito é ser perfeccionista?! Não cola mais para os recrutadores e pode soar como um baita clichê! Seja autêntico, fale com franqueza e exponha realmente seus pontos fracos, entretanto, não perca a oportunidade de comentar o que está fazendo para melhorar em relação a eles.

Pesquise a empresa –  Durante a entrevista de estágio, é preciso demonstrar conhecimento das informações básicas sobre ela. Faça uma pesquisa sobre o setor de atuação, quais são os produtos e concorrentes, por exemplo. Não precisa falar que consome a marca se for o caso nem tentar ser “puxa saco” , mas deixe a impressão que voce se informou e fez sua pesquisa.

Mostre vontade de aprender e proatividade – Fale sobre seus interesses pela vaga e que quer entrar na empresa para aprender algo. Destaque a sua força de vontade, curiosidade e disposição para se capacitar por meio das oportunidades apresentadas pela empresa.

Fora estas dicas, lembre-se sempre de mostrar interesse sobre sua área de trabalho nas mídias sociais em geral, especialmente o linkedin. Deixe que as pessoas saibam que você é e seu interesse no mercado, cedo ou tarde um estágio, ou até melhor, um emprego efetivo, pode aparecer de onde você menos espera! Já falamos aqui também sobre o programa menor aprendiz que é bem bacana também

Dúvidas  e sugestões podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *