Direção defensiva: Veja onde fazer seu curso online

Spread the love

Entenda o que é a direção defensiva e veja como você pode aprender tudo sobre ela em um curso online, confira!

A direção defensiva é sobretudo uma tática de defesa para o trânsito, que visa aliviar ou até mesmo evitar acidentes nas vias brasileiras, sendo um dos cursos obrigatórios na habilitação para o tráfego ou na renovação desta habilitação (principalmente para carteiras antigas). Utilizando essas medidas pode-se conseguir ótimos resultados, como a prevenção de acidentes de todos os tipos e acima de tudo uma condução mais tranquila em meio a um trânsito tão perigoso quanto o brasileiro.

O que é direção defensiva?

A direção defensiva consiste em uma conscientização do motorista, que primeiramente deve estar atento ao trânsito e suas adversidades, conduzindo em segurança levando em consideração sua direção bem como as outras, ou seja, estando preparado para erros próprios e de terceiros, bem como interferências de pedestres, climáticas e de problemas estruturais e(ou) mecânicos, que corriqueiramente podem aparecer.

Levando em conta essas possibilidades, o motorista deverá ser treinado para saber identificar situações de risco e com isso estar resguardando sua integridade física bem como a de outros motoristas que possivelmente possam se envolver em problemas.

Água na pista pode ser um grande problema

Água na pista pode ser um grande problema

As ações da direção defensiva podem ser divididas em duas etapas, sendo a primeira delas a direção preventiva, em que o condutor vai analisar questões pessoais primeiramente, constatando suas condições de dirigir. Posteriormente analisará as condições do veículo, partindo então para o trajeto e analisando então as condições da via, condições climáticas e ainda as condições de trânsito do local, tudo isso para conseguir formar uma direção que seja estável e não ofereça risco pessoal.

Além da vertente já citada, a direção defensiva também consiste em métodos corretivos, que são medidas tomadas após problemas primários, ou seja, o condutor será orientado para questões que possam ocorrer após algum problema no trânsito, que vão desde perda de controle do veículo até questões primárias de pedidos de socorro e atendimento inicial.

Curso online de direção defensiva

Duas opções de cursos em direção defensiva serão mostrados logo abaixo, indo desde opções gratuítas até cursos pagos mais complexos que visam uma adequadação melhor do condutor as características adversas do trânsito.

Direção Defensiva passa dicas sobre como lidar com o trânsito caótico

Direção Defensiva passa dicas sobre como lidar com o trânsito caótico

Unieducar – Direção defensiva

No site Unieducar pode-se encontrar uma versão gratuita do curso com duração de duas horas, que visa uma conscientização básica do condutor para as questões do trânsito bem como a aplicação da direção defensiva. Neste curso tem-se disponível “Conteúdo interativo/videoaulas”, uma avaliação e um certificado digital.

Nas versões pagas a carga-horária aumenta e algumas funções extras são liberadas, como aulas complementares e tutorias especializadas. Em algumas modalidades também pode-se receber um certificado impresso modelo luxo com frete grátis.

Vias brasileiras apresentam grandes problemas

Vias brasileiras apresentam grandes problemas

Cursos Online – Uol: Direção Defensiva

Em um dos sites agragados so Universo Online pode-se adquirir o curso de direção defensiva por um valor extremamente acessível, desenvolvido por um experiênte técnico em segurança do trabalho.

O conteúdo é dividido em oito módulos, que mostram passo à passo com agir em determinadas situações que podem aparecer no cotidiano de qualquer morotista. Ao final do curso, no módulo oito, uma aula específica sobre a obtenção de CNH com a utilização da direção defensiva é disponibilizada, ajudando muito quem deseja obter na carteira nacional de habilitação.

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas. Se você pretende trabalhar em grandes empresas, é importante, além do curso de direção defensiva, aprender sobre segurança do trabalho, já falamos sobre isso aqui e recomendamos a leitura do artigo.

Até a próxima!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *