Coaching: o que é? Onde aprender?

Saiba tudo sobre coaching! Uma metodologia muito eficaz pode ser aplicada em diversas situações, com o objetivo de motivar e desenvolver técnicas para o constante aprendizado e evolução, seja no campo profissional ou para conquistas pessoais.

As primeiras técnicas de coaching surgiram em meados dos anos 70 e de início se popularizou no meio esportista como uma maneira de incentivar e melhorar o desempenho de competidores. Com o tempo as técnicas foram se aprimorando e o coaching passou a ser uma importante ferramenta nas grandes empresas de recrutamento, como por exemplo a riovagas. No artigo de hoje, vamos te mostrar a importância dessa área e do que se trata.

As técnicas de coaching fazem a diferença na carreira e na vida pessoal. (Foto: Divulgação)

As técnicas de coaching fazem a diferença na carreira e na vida pessoal. (Foto: Divulgação)

O que é um coaching?

O coaching, como o próprio nome já diz, é um treinamento. Através dele, é possível adotar novos hábitos, adquirir autoconfiança, aumentar a capacidade de manter o foco, alcançar metas e estar em constante evolução. As técnicas de coaching reúnem conhecimentos de psicologia, administração, gestão de pessoas, planejamento estratégico, recursos humanos, neurociência, entre outros.

O coaching é um processo realizado por meio de diversas sessões. Para acontecer, é necessária a presença de um coach, profissional responsável por conduzir o treinamento, e também dos coachee, pessoal que recebe o treinamento. A quantidade de sessões é decidida em comum acordo entre o coach e coachee, sendo ideal que elas aconteçam até que a evolução seja completa.

O grande diferencial do coaching é que ele pode ser feito em apenas uma sessão e direcionado para um grande número de pessoas, por este motivo, é comum a contratação desse tipo de serviço por empresas que desejam obter bons resultados através da satisfação e motivação de todos os seus colaboradores.

O que se aprende?

Conhecer técnicas de Coaching ajuda a assumir um cargo de liderança. (Foto: Divulgação)

Conhecer técnicas de Coaching ajuda a assumir um cargo de liderança. (Foto: Divulgação)

O coaching pode ser solicitado nos mais diversos tipos de situações, o mix de técnicas utilizadas auxilia pessoas em busca de realização profissional, ocupantes de cargos de liderança, novos gestores, equipes de trabalho e todos que almejam conquistar algo que exige determinação. As técnicas são úteis até para quem está em processo de emagrecimento.

Através do coaching, o coachee é preparado de maneira rápida e assertiva. E ainda que seja realizado com objetivos profissionais, o lado pessoal também é beneficiado, já que é notória a melhora do relacionamento interpessoal, da inteligência emocional, autoestima, maior flexibilidade e satisfação pessoal. Fatores que refletem também na qualidade de vida do indivíduo.

Como se tornar um coach?

O coach tem grande impacto na vida dos profissionais e são contratados para ensinar o caminho do sucesso e da satisfação pessoal, o coach deve inspirar o seu coachee. Por este motivo, antes de ingressar na profissão é preciso desenvolver algumas competências essenciais para a carreira.

Antes de tudo o futuro coach tem de decidir em qual área deseja atuar, já que existe coaching empresarial, de carreira, de relacionamentos, esportivo e até mesmo espiritual. Especialização no campo de atuação é tão importante quanto a capacidade de estimular e servir de exemplo para todos. O coach também deve ser um profissional realizado, com facilidade em ensinar e felicidade em aprender.

Onde aprender coaching?

Coaching é uma das melhores coisas que um profissional pode fazer para a sua carreira. Mas é uma realidade de poucos, limitado àqueles que participam de programas de trainee — e similares– ou contratam uma consultoria, ou em casos ainda mais raros, encontram alguém sábio e experiente o bastante para lhe orientar. N

 

botao comprar

Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão para aprender coaching? Comente!

Recomendados para você:

One Comment

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *