Vunesp concursos: Tudo sobre essa empresa e seus cursos!

A fundação Vunesp – Vestibular da Unesp –  é uma fundação responsável pela organização de vestibulares e concursos públicos no Brasil. A Unesp oferece 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades. O exame é aplicado em duas fases, em 34 cidades.

O QUE É A UNESP

A Unesp – Universidade Estadual Paulista (Júlio de Mesquita Filho) – é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A instituição é uma das quatro universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Ela se distingue das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado — 21 campi no interior, um campus na cidade de São Paulo e um campus em São Vicente, o primeiro de uma universidade pública no litoral paulista. Este modelo de universidade multicampi é inspirado na estrutura da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que é composta por 23 campi.

SOBRE A FUNDAÇÃO VUNESP

A Vunesp é a responsável por realizar as provas da Unesp para o vestibular. As principais atividades da Vunesp são: planejar, organizar, executar e supervisionar o concurso Vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições públicas ou privadas; coletar, organizar, analisar e encaminhar ao Conselho Universitário da Unesp informações técnicas e dados estatísticos relativos ao seu vestibular; promover atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional; desenvolver outras atividades compatíveis com suas finalidades.

As provas oferecidas pela Vunesp são divididas em duas fases, que são:

1ª Fase: composta de 90 testes (Português, História, Geografia, Inglês, Matemática, Física, Química e Biologia, Filosofia e Sociologia), o que exige uma formação generalista.

2ª Fase: composta de questões escritas, na qual há um predomínio para a especificidade.

É importante lembrar que, os candidatos que forem da área de humanas fazem provas escritas de geografia e história (12 questões) e português (12 questões + uma redação). Já os candidatos de biológicas e exatas fazem provas escritas de ciências da natureza e matemática (12 questões) e português (12 questões + uma redação).

INSTITUIÇÕES ATENDIDAS PELA VUNESP

A experiência que desenvolveu na aplicação de exames vestibulares, sua primeira atribuição, qualificou a Vunesp para um novo desafio igualmente complexo: a realização de concursos públicos. Em 1988, ano em que se iniciou na atividade, a Vunesp organizou cinco concursos, que contaram com 202 mil inscritos.

Ao longo dos seus 37 anos de existência, foram realizados pela Fundação cerca de 2.600 projetos, totalizando mais de 42 milhões de inscritos.

Os concursos realizados pela Vunesp são demandados por instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos governos federal, estaduais e municipais, por empresas públicas e por entidades da sociedade civil. Entre os clientes da Vunesp estão o Detran.sp, Prefeitura de SP, entre outros.

Pra quem busca uma boa vaga de emprego, sugiro ler o artigo sobre o Rio vagas que é bem interessante.

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *