Sisu 2020: inscrições abertas, veja como se inscrever e como funciona!

Spread the love

Veja como se inscrever no Sisu 2020 ! Explicamos tudo sobre o sisu, como funciona, quem pode fazer e como se inscrever nele, confira aqui agora!

Em um passado não muito distante, alunos de escolas públicas e particulares, sofriam com o temido vestibular. O vestibular era uma verdadeira tortura para os estudantes, 1 ano inteiro de estudo que poderia ser jogado fora devido a algum problema que surgisse no dia, como nervosismo, algum problema de saúde, etc. Além disso, cursisnhos se especializavam em não mais transferir conteúdo a seus alunos e sim ensinar as “manhas” e “decorebas” para passar na prova.Aélm disso, apenas programas privados ofereciam bolsas de estudos. Já há algum tempo, o governo decidiu criar o sisu 2020, para tentar amenizar esse problema. Se você nem faz idéia do que seja, iremos explicar agora tudo, de forma simples e prática. Confira a seguir.

sisu 2020 inscrições

O que é o sisu 2020?

Não tem muito mistério. A sigla sisu significa Sistema de Seleção Unificada e ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. A primeira chamada do Sisu 2013 já foi divulgada.

Como ele funciona?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição, veja só que simples

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Quem pode se inscrever no sisu?

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2019 e que tenham obtido nota acima de zero na redação. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Como se inscrever no sisu 2015

sisu 2020 inscrições

Esse cronograma é sempre liberado dentro do edital, sendo assim, esses documentos contém as datas de realização de todos os seus processos de seleção de novos alunos. 

Veja logo abaixo o calendário do SISU 2020

  •  22/01 a 25/01: 

Início das inscrições. 

  • 28/01: 

Liberação da Lista de aprovados na chamada regular. 

  • 28/01 a 04/02: 

Período de inscrições para a Lista de espera. 

  • 30/01 a 04/02: 

Início de matrícula dos aprovados na chamada regular. 

  • 07/02: 

Matrícula dos alunos aprovados pela Lista de espera. 

Os candidatos já podem pesquisar as vagas disponíveis no site sisu.mec.gov.br. São oferecidas vagas em 89 instituições públicas de ensino superior, sendo 51 universidades federais, 30 institutos federais e 7 universidades estaduais.

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, espero que tenham curtido essas nossas informações e que consigam realizar suas inscrições com sucesso ok? Lembrando que somente se qualificando e estudando é possível sermos bons profissionais e com bons salários. Um outro programa que recomendo o olhar é o educa mais, que embora seja da iniciativa privada, é bem interessante tambem. Quem tem capacitação amplia bastante suas chances de colocação no mercado.

E se você achou o artigo útil, aproveite e curta ali nossa caixinha do Facebook e nos ajude a crescer —>>

One Comment

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *