Será bom ouvir música enquanto está a estudar?

Spread the love

A música pode ter efeitos positivos e negativos no estudo, dependendo do aluno e do tipo de música. Continue lendo para aprender como o desempenho acadêmico e a cognição podem ser afetados ao ouvir música e como melhorar seus próprios hábitos de estudo.

Benefícios de estudar com música

Cada vez mais, os estudantes estão trazendo fones de ouvido com eles para bibliotecas e salas de estudo. Mas realmente ajuda ouvir música quando se estuda?

ouvir musica enquanto estuda

Embora o chamado “efeito Mozart”, um termo cunhado de um estudo que sugere que ouvir música pode realmente aprimorar a inteligência, tenha sido amplamente refutado, ainda assim existem muitos benefícios em ouvir música enquanto estuda:

– Música suave e relaxante pode ajudar os alunos a superar o estresse ou a ansiedade enquanto estudam.
– Música de fundo pode melhorar o foco, dando motivação e melhorando o humor. Durante longas sessões de estudo, a música pode auxiliar a resistência.
– Em alguns casos, os alunos descobriram que a música os ajuda a memorizar, provavelmente criando um clima positivo, que indiretamente aumenta a formação da memória.

Desvantagens de ouvir música enquanto estuda

Apesar dos benefícios descritos anteriormente, estudos têm mostrado que a música costuma ser mais perturbadora do que útil.

– Os alunos que ouvem música com letras enquanto realizam tarefas de leitura ou escrita tendem a ser menos eficientes e acabam absorvendo menos informações.
– Música alta ou agitada pode ter efeitos adversos na compreensão de leitura e no humor, dificultando o foco.
– Os alunos que usam música para ajudá-los a memorizar às vezes precisam ouvir música enquanto fazem o teste, a fim de colher os benefícios deste método de estudo. No ambiente silencioso de realização de testes, esses alunos podem achar mais difícil recordar as informações.

Por fim, ouvir música nos hábitos de estudo dependem do aluno e do seu estilo de aprendizagem. Alunos que se distraem facilmente, provavelmente devem evitar a música para manter o foco no trabalho. Por outro lado, os alunos que funcionam melhor com multitasking podem achar que a música os ajuda a se concentrar melhor.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *