Senai Guarulhos: história, cursos e mais!

Spread the love

Conheça tudo sobre o senai guarulhos, seus cursos, como funcionam e muito mais, qualifique-se e arrume seu emprego!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição que está presente em todo o país, com o propósito de treinar profissionais para o setor industrial.  As escolas da rede fornecem cursos que são reconhecidos pelas empresas e aumentam as chances de empregabilidade. Entre as unidades que se destacam no estado de São Paulo, vale mencionar o Senai Guarulhos.

O Senai Guarulhos prepara trabalhadores para atuar nas indústrias do estado de São Paulo. Os cursos profissionalizantes são oferecidos conforme as necessidades da região e a carência de mão de obra qualificada.

O Senai Guarulhos promove cursos com foco na indústria. (Foto: Divulgação)

O Senai Guarulhos promove cursos com foco na indústria. (Foto: Divulgação)

História do Senai Guarulhos

O Senai Guarulhos começou a ganhar forma em maio de 1958, quando o vereador Carlos Apparecido Rabelo de Freitas teve o seu projeto aprovado pela câmara municipal. A construção da escola levou alguns anos, até que em 1966 o prédio finalmente ficou pronto e começou a promover cursos profissionalizantes com foco na indústria.

A escola recebeu o nome de “Hermenegildo Campos de Almeida”, em homenagem a uma figura muito importante para a história da cidade de Guarulhos. Inicialmente a unidade apostou no programa de aprendizagem industrial, com pouco mais de 60 alunos. No entanto, com o passar do tempo, o Senai cresceu, diversificou os seus cursos e se transformou em referência em matéria de educação profissional.

O Senai Guarulhos passou por reformas para ampliar as suas instalações e oferecer mais cursos. Hoje, a escola conta com salas equipadas com alta tecnologia, oficinas, biblioteca e laboratórios de diversas áreas.

Cursos oferecidos pelo Senai Guarulhos

Confira a seguir os cursos que são oferecidos pelo Senai Guarulhos:

A escola oferece cursos em diversas áreas. (Foto: Divulgação)

A escola oferece cursos em diversas áreas. (Foto: Divulgação)

Aprendizagem Industrial

Essa modalidade é perfeita para as pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho ou que estão em busca da primeira oportunidade de emprego. Os alunos possuem idade de 14 a 24 anos e esperam desenvolver competências para trabalhar em diferentes áreas da indústria. O Senai Guarulhos oferece cursos de eletricista de manutenção, mecânico geral, mecânico de usinagem, ferramenteiro de moldes para plástico e ferramenteiro de corte, dobra e repuxo.

As empresas industriais de Guarulhos e região costumam encaminhar aprendizes para estudar no Senai. No entanto, também são abertas vagas gratuitas para atender a comunidade. As turmas são formadas através de um processo seletivo semestral.

Curso técnico

O Senai Guarulhos trabalha apenas com um curso técnico, ou seja, o de eletroeletrônica. A habilitação técnica, com uma carga horária de 1500 horas, tem como objetivo desenvolver competências para instalar e manter sistemas eletroeletrônicos.  Os alunos são escolhidos através de um processo seletivo.

Formação Inicial e Continuada

A Formação Inicial e Continuada, também conhecida como FIC, é uma modalidade composta por cursos rápidos e focados nas necessidades do mercado de trabalho. No Senai Guarulhos, sempre são abertas turmas para informática básica, soldador, desenhista projetista mecânico, operador de empilhadeira, auxiliar administrativo, escrita fiscal, automação hidráulica industrial, entre outros cursos.

Para obter mais informações sobre os cursos ou sobre a escola, basta entrar em contato pelo telefone (11) 2461-6750. Também existe a possibilidade de visitar a escola, que fica na Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 601 – Jardim Paraventi.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *