Emprega Brasil:vagas, como funciona, tudo sobre ele!

Veja como o emprega brasil e seu portal podem te tirar do desemprego, clique e confira!

Apesar da intensidade da crise econômica brasileira estar diminuindo a cada dia, e o número de brasileiros sempre emprego ter recuado bastante nos últimos meses, ainda existem mais de doze milhões de pessoas sem um trabalho.

Para ajudar esse contingente de desempregos, que não sabe onde procurar um novo emprego, foi criada uma ferramenta que conecta empresas que tem vagas e trabalhadores que estão à procura de uma nova ocupação: o Emprega Brasil.

Emprega Brasil – do que se trata?

emprega brasil

Criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTb), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o Portal Emprega Brasil é uma plataforma que tem como finalidade atualizar o sistema anterior, o Portal Mais Emprego.

Com a nova roupagem, o trabalhador encontra serviços mais modernos tanto nos postos de atendimento do Sine, como na internet, onde é possível fazer uma busca detalhada por novas vagas.

Serviços

Visando unificar em um mesmo banco de dados informações sobre os trabalhadores e as vagas cadastradas em agências de emprego do Sine distribuídas em todo o Brasil, o Portal Emprega Brasil oferece ao trabalhador os seguintes serviços:

Acompanhar seu requerimento de seguro-desemprego, encontrar vagas de trabalho ofertadas no Sine, encontrar ofertas de cursos de qualificação e consultar a lista com a classificação brasileira de ocupações (CBO).

O Emprega Brasil oferece ainda, serviços ao empregador, como enviar requerimento de seguro-desemprego, disponibilizar vagas de emprego no Sine, verificar currículos de candidatos às vagas disponíveis, enviar demandas de qualificação profissional e também consultar a classificação brasileira de ocupações.

Como acessar

Os serviços do Portal Emprega Brasil estão protegidos por senha, que deve ser obtida no site empregabrasil.mte.gov.br/passoapasso, clicando na guia “cadastrar”. Em seguida, é preciso informar seus dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Para estrangeiros, basta clicar em “não sou brasileiro”).

As informações digitadas são validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e, caso estejam corretas, o trabalhador será redirecionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico profissional.

Para obter uma senha provisória é preciso acertar quatro das cinco perguntas. Em caso de erro ou dificuldades nas respostas, a recomendação é de que o profissional espere 24 horas até fazer uma nova tentativa, ou entrar em contato com a central de atendimento, no número 135.

Dados para contato

Para que o trabalhador não perca nenhuma chance de contato com as empresas, é fundamental manter seus dados de contato sempre atualizados. A recomendação é de que sejam preenchidos os campos e-mail, telefone e endereço residencial com dados válidos, facilitando o contato de um possível empregador durante o processo seletivo.

Aplicativo

Aproveitando a onda de mobilidade e a paixão que os brasileiros criaram por smartphones, o Ministério do Trabalho disponibilizou, para usuários de Android ou iOS, o aplicativo Sine Fácil, que permite consultar vagas disponíveis e até mesmo se candidatar a processos seletivos utilizando apenas seu celular.

Para acessar o serviço, o usuário precisa ter em seu aparelho um leitor de QR Code, que pode ser baixado em qualquer loja de aplicativos.

 

Recomendados para você:

One Comment

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *