Psicólogo – O Que Faz Esse Profissional?

Entenda de uma vez por todas o que um Psicólogo faz, como ele atua e o que ele estuda. Além disso, entenda como ele consegue ajudar as pessoas apenas com o diálogo. Confira agora:

Para muitos, terapias com profissionais da mente, como: Psicólogos e psiquiatras, são vistas como algo banal, supérfluo e até mesmo como coisa para quem é ou está louco. Essa ideia pode ter surgido com os antigos manicômios, que eram locais onde pessoas consideradas “malucas” eram internadas e cuidadas por esses profissionais.A verdade, é que para a ciência da mente ninguém é de fato louco. Cada pessoa tem as suas particularidades e todos os seus medos, anseios, divergências e opiniões são criados através da mente, seja ela equilibrada ou não.

Nesse texto, vamos desmistificar essas opiniões errôneas referente a psicólogos e iremos elucidar, o tanto que eles estudam para adquirir aptidão para cuidar tão bem da cabeça de seus pacientes. Vamos lá?

O que de fato é um psicólogo?

psicologo

Ele pode ser facilmente confundido com um amigo, um conselheiro ou apenas alguém que quer ganhar dinheiro fácil com 1 horinha de conversa descontraída. Todas essas visões estão erradas.

Esse tipo de profissional estuda no mínimo 4 a 5 anos e suas grades estudantis giram em torno de tentar compreender a mente e o comportamento humano. Através da ciência, ele estipula parâmetros para conseguir identificar doenças, transtornos, traumas e anseios que podem acarretar em uma vida mal sucedida com diversas frustações.Hoje em dia todas as cidades do Brasil temos possbilidade de encontrar um desses profissionais. Até mesmo um psicologo em vitoria es conseguimos encontrar.

O que são terapias e quem precisa delas?

Com certeza, você já ouviu a palavra “terapia” associada a consultas com os psicólogos. As terapias referem-se ao tratamento de problemas psicológicos, emocionais e comportamentais. Através de técnicas verbais e não verbais, o profissional ajuda o paciente a identificar as causas para seus problemas e erradicar pensamentos e ideias ineficientes.

E aliás, quem não tem problemas? Eles podem tratar pacientes com quadros de depressão, ansiedade, TOC, esquizofrenia e borderline, mas também tratam pessoas que nunca tiveram nenhum histórico desse tipo. Dentro das consultas, não há julgamentos e nem respostas corretas, lá é o ambiente onde você pode ser 100% você.

Existem pessoas que acreditam que procurar um psicólogo é apenas “coisa de rico” e que isso demonstra que você não sabe resolver os próprios problemas. Mas saiba que a psicologia é considerada um estudo científico desde 1879 e mostra resultados comprovados. Pense que o papel do psicólogo é justamente, ouvir seus problemas e de maneira totalmente profissional, ir escutando e levando sua mente até a solução. Ele é o porta-voz das suas soluções. Invista nele.

Onde um psicólogo trabalha?

Quando pensamos nessa profissão, logo vemos a imagem de consultórios privados, onde os pacientes marcam horários e vão, como uma consulta mesmo. Mas além dessa área, há mais 5 locais onde o trabalho do psicólogo é essencial. Confira:

  • Psicologia em instituições de ensino

No caso da Psicologia Educacional, o papel do profissional é entender a mente dos estudantes e fazer tudo para facilitar o processo de absorção de conhecimento.

  • Psicologia em hospitais

A psicologia hospital, trabalha em conjunto com assistentes sociais, tendo o objetivo de levar conforto e um ambiente de conversa para os pacientes e suas famílias, os ajudando a superar os momentos traumáticos.

  • Psicologia nas empresas

Atualmente, podemos ver a atuação dos psicólogos nos famosos Coachings empresariais, que estimulam a criação e desenvolvimento dos funcionários, priorizando a qualidade de vida e o funcionamento dentro da empresa.

Gostaram da maneira como o psicólogo ajuda as pessoas?

Grande abraço e até logo!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *