Pronatec Uninove: veja como se inscrever!

Saiba tudo a respeito do Pronatec Uninove, uma iniciativa que amplia o acesso à educação profissional. Conheça os cursos técnicos gratuitos oferecidos pela instituição e veja como efetuar a sua inscrição para 2015.

O Pronatec Uninove é resultado de uma parceria da Universidade Nove de Julho com o programa do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo distribuir vagas para cursos gratuitos, através da modalidade de habilitação técnica.

A Uninove é executora do Pronatec. (Foto: Divulgação)

A Uninove é executora do Pronatec. (Foto: Divulgação)

Para quem não sabe, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pela presidente Dilma Rousseff. Ele mantém o propósito de qualificar mão de obra em diferentes áreas e contribuir com a geração de novos empregos em todo o Brasil.

O Pronatec não poderia ser executado pelo Governo Federal se não fosse pelas instituições parceiras, como é o caso da Uninove. No âmbito do programa, a universidade oferece vagas para nove cursos técnicos, cujas aulas são realizadas nas suas unidades.

Cursos Pronatec Uninove

A Uninove, através do Pronatec, promove cursos gratuitos de ensino técnico. Essa modalidade tem sido cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho, já que tem foco no aprofundamento de uma área específica. Além da alta taxa de empregabilidade, a formação técnica também garante bons salários e tem menor tempo de duração do que os cursos superiores.

Todos os cursos Pronatec Uninove são oferecidos com bolsa de estudo 100% gratuita. Os alunos contam com uma estrutura universitária para adquirir conhecimentos profissionalizantes, além do que também recebem material didático sem qualquer tipo de custo.

Confira a seguir mais detalhes sobre os cursos técnicos gratuitos Uninove:

Técnico em Design de Interiores: com carga horária de 800 horas, esse curso prepara profissionais para executar projetos de interiores, de acordo com as normas técnicas. Os alunos aprendem como decorar espaços comerciais, residenciais, vitrines e até mesmo exposições.

Técnico em Edificações: o curso, com 1200 horas, mostra como desenvolver e executar projetos de imóveis, calcular gastos da obra, coordenar a equipe, entre outras atividades.

Técnico em Farmácia é uma opção de curso. (Foto: Divulgação)

Técnico em Farmácia é uma opção de curso. (Foto: Divulgação)

Técnico em Farmácia: os alunos aprendem a realizar diferentes operações farmacêuticas, como verificar a composição dos medicamentos e preparar as fórmulas manipuladas. O curso dura 1200 horas.

Técnico em Eventos: essa habilitação técnica capacita profissionais capazes de planejar, organizar e coordenar eventos dos mais diversos gêneros. A duração do curso é de 800 horas.

Técnico em Segurança do Trabalho: o curso, com duração de 1200 horas, habilita profissionais para desenvolver ações de prevenção de acidentes nas empresas, seguindo os princípios de higiene e saúde.

Técnico em Massoterapia: através desse curso, os alunos aprendem como realizar técnicas de massagem, visando o bem-estar e alívio da dor. A carga horária é 1200 horas.

Técnico em Meio Ambiente: os participantes aprendem a elaborar relatórios e estudos ambientais, além do que adquirem conhecimentos para cuidar de dos assuntos relacionados a gestão ambiental. Curso de 800 horas.

Técnico em Saúde Bucal: os alunos adquirem conhecimentos para trabalhar no apoio técnico ao cirurgião-dentista. A carga horária é de 800 horas.

Técnico em Logística: o curso apresenta conhecimentos sobre as etapas do sistema logístico, como armazenagem, transporte e distribuição. A carga horária é de 1200 horas.

Inscrições Pronatec Uninove

Os interessados nas vagas gratuitas podem acessar o site Uninove Pronatec e preencher o cadastro. Dessa forma, o sistema enviará uma mensagem por e-mail assim que novas turmas forem abertas. Aguarde a abertura do período de inscrição para o Sisutec 2015, que vai de 24 a 27 de março. O processo seletivo é organizado pelo MEC para distribuir as oportunidades educacionais conforme a nota no Enem.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *