Pronatec acabou? Saiba a verdade!

Muito tem se falado sobre o fim do Pronatec, saiba aqui hoje sobre esses rumores e tudo que está acontecendo com o programa em 2015!

O texto de hoje é pra você que quer se informar sobre o andamento do programa do governo Pronatec, muitas notícias tem confundido a cabeça de estudantes e interessados nos cursos. A seguir você ficará por dentro da verdade!

logo

 

O que é o Pronatec?

O Pronatec foi criado em 2011 e significa Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, e desde sua criação vem ganhando força e impacto na vida da sociedade. O programa auxilia na qualificação profissionais de jovens e de pessoas interessadas em se especializar tecnicamente, pessoas que não tem condições de arcar financeiramente com seus estudos, o Pronatec tem parcerias com escolas técnicas e instituições de ensino por todo o país, com a finalidade de conseguir bolsas parciais, totais ou através do Fies para que as pessoas consigam se aperfeiçoar profissionalmente fazendo cursos técnicos e melhorando sua capacidade e abrindo portas para ofertas melhores de emprego, além do mais, dessa maneira o programa permite uma melhoria de profissionais especializados no Brasil.

Pronatec acabou?

Não, o Pronatec não acabou. As notícias atuais são que após outubro (fim das eleições) o Pronatec atrasou notoriamente o repasse do pagamento para diversas instituições inscritas no programa. Dessa maneira as instituições tiveram muito prejuízo, mais de 4 meses sem pagamento de funcionários, e dessa maneira tiverem que demitir milhares de funcionários que serviam para atender a demanda do programa nas instituições.

Muitos estudantes inscritos e participantes do Pronatec estão muito decepcionados e frustrados com a situação, muitos deles desistiram de continuar os cursos por causa dessa insegurança e inconstância por parte do governo.

Devido à crise o MEC já anunciou que as vagas em 2015 cairão em 60% comparadas com 2014. O governo pretende cortar em 9 bilhões os investimentos na educação.

Com as mudanças esse ano com o FIES milhares de alunos não estão conseguindo o financiamento para seus estudos, e dessa maneira desanimando.

O Pronatec é um destaque do governo Dilma para que seja disseminado em instituições em lugares onde há grande concentração de violência, para que jovens se inscrevam em cursos interessantes e não se envolvam no meio da criminalidade, que é o que acaba acontecendo. Sabemos que o caminho contra a violência e criminalidade começa na educação do jovem.

Se você pensa em se inscrever no Pronatec, procure no site – http://pronatec.mec.gov.br/ – sobre o curso que deseja e se está disponível perto de você.

Esperamos que o texto de hoje tenha ajudado em suas dúvidas.

Para sugestões nos deixem comentários.

Até a próxima!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *