Como participar dos Programas do Governo

Atualmente o governo federal oferece inúmeros programas de assistência a população em geral, principalmente àquelas mais necessitadas. Os programas do governo federal auxiliam na educação, no empresariado, na saúde e na vida social como um todo. Os principais programas do governo auxiliam as famílias mais necessitadas para que elas possuem qualidade de vida mais digna e para que possam sair de situações de vulnerabilidade, como o Bolsa Família, o Bolsa Escola e o Vale Gás. Há também alguns programas para aquelas pessoas que desejam abrir seu próprio negócio, como o MEI e os financiamentos do BNDES.

CadÚnico do Governo Federal

programas do governo

Para participar da maioria dos programas do governo, principalmente aqueles programas que auxiliam na economia e socialização é necessário que a família tenha cadastro no CadÚnico (cadastro único) do Governo Federal. Para realizar o Cadastro no CadÚnico um representante da família deverá se dirigir a prefeitura de sua cidade, já que são os órgãos municipais que ficam responsáveis por este cadastro. Para participar do CadÚnico a família deve ter renda máxima de meio salario mínimo por pessoa. Ao se cadastrar os integrantes da família tem a opção de receber auxílio e participar de vários programas do governo federal, como o Bolsa Família, o Auxílio gás, o bolsa escola e também participar de cursos do Sisutec e Pronatec.

 

Programa Auxílio Gás

O programa Auxílio Gás foi criado em 2001 e era um auxílio financeiro concedidos a famílias carentes. Este auxílio tinha como objetivo acabar, ou minimizar, com a fome no país, visto que muitas famílias não tinham dinheiro para pagar o valor do gás de cozinha. O benefício consistia no valor de R$15,00 dados a cada 2 meses a famílias que possuíam renda mensal de meio salario mínimo. Atualmente o programa Auxílio Gás, ou Vale Gás está associado ao benefício do Bolsa Família.

 

Programas Habitacionais do Governo

 

Com o objetivo de auxiliar famílias menos favorecidas a conquistarem a casa própria, o sonho de muita gente, já foram desenvolvidos diversos programas de auxílio habitacional pelo governo federal. O mais conhecido e que atua em todo o país é o Programa Minha Casa Minha Vida. O programa Minha Casa Minha Vida auxilia famílias no financiamento de casas ou apartamentos populares, podendo realizar o pagamento em até 30 anos, com juros e preços baixos. Além do Minha Casa Minha Vida há programas como a Cohab, que é gerenciado pela secretaria de habitação das cidades. A Cohab é um dos programas habitacionais mais antigos e conhecidos do país, mas infelizmente não está presente em todos os estados. Há também alguns programas regionais, como a CDHU que oferece moradias populares no estado de São Paulo.

 

Hoje em dia os governos federal e estadual oferecem inúmeras oportunidades para famílias brasileiras que encontram-se na linha da pobreza e, muitas vezes, extrema pobreza para que estas famílias vivam em situações dignas.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *