Programa Jovem Aprendiz Petrobras: veja com funciona

Spread the love

Entenda como funciona o programa Jovem Aprendiz Petrobrás, uma iniciativa que ajuda a conseguir o primeiro emprego. Saiba mais sobre as vagas, o processo seletivo e a forma de inscrição.

Nos últimos meses, a Petrobrás tem enfrentado uma crise por causa de corrupções, no entanto, ela continua sendo uma grande empresa para começar a carreira. O programa Jovem Aprendiz da petrolífera qualifica aprendizes e desenvolve competências valorizadas no mercado de trabalho.

A Petrobrás executa o Programa Jovem Aprendiz. (Foto: Divulgação)

A Petrobrás executa o Programa Jovem Aprendiz. (Foto: Divulgação)

A Petrobrás, através do seu programa de aprendizagem, tem como objetivo promover a inclusão social de milhares de jovens. A empresa obedece todas as exigências impostas pela Lei 10.097 e desenvolve o seu programa há mais de 15 anos.

As vagas para o programa Jovem Aprendiz Petrobrás são abertas todos os anos nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Como funciona o Jovem Aprendiz Petrobrás?

O Programa Jovem Aprendiz Petrobrás tem duração de dois anos. Ao longo desse período, os participantes trabalham com carteira assinada, por isso possuem direito a salário mínimo, décimo terceiro, férias, auxílio alimentação e vale transporte.

Ao se tornar um aprendiz da Petrobrás, o jovem participa de três etapas que compõem o programa. A princípio, ele adquire uma qualificação básica, com duração de quatro meses, nas instituições de ensino conveniadas à petrolífera. Ao longo do curso, são realizadas discussões sobre diferentes temas, como cidadania, identidade e a própria Petrobrás.

Em um segundo momento, os aprendizes ingressam no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para participar de um curso de qualificação profissional, com duração de nove meses.

Na terceira etapa, os jovens aprendizes começam a trabalhar na Petrobrás, vivenciando diferentes experiências dentro dessa grande empresa. Eles são acompanhados, orientados e avaliados constantemente. Essa é a grande oportunidade para colocar em prática tudo o que foi aprendido na teoria. A terceira fase do programa tem duração de nove meses.

Quem pode participar do programa?

Os jovens trabalham e participam de cursos. (Foto: Divulgação)

Os jovens trabalham e participam de cursos. (Foto: Divulgação)

Para participar do processo seletivo do programa de aprendiz, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos. A Petrobrás tem interesse em contratar jovens com idade entre 15 e 21 anos para as áreas administrativas e de 17 a 21 anos para as refinarias e laboratórios de pesquisa. Terão preferência os candidatos que se encontram em vulnerabilidade social, ou seja, já recebem algum tipo de ajuda de programas sociais, como o Bolsa Família.

O candidato ao cargo de aprendiz também precisa estar frequentando o sistema de ensino regular e residir no entorno das unidades da Petrobrás.

Inscrições Programa Jovem Aprendiz Petrobrás

As inscrições para o programa Jovem Aprendiz Petrobrás são abertas assim que uma turma conclui os dois anos de atividade. Assim, cada unidade da petrolífera realiza o seu processo seletivo e determina o cronograma. As normas de seleção e recrutamento são incumbidas aos comitês locais.

Você não sabe onde encontrar o comitê da Petrobrás mais próximo? Então acesse o site www.petrobras.com.br e faça uma pesquisa conforme o seu estado.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *