PROEJA: Educação de jovens e adultos + cursos tecnicos!

Spread the love

Veja como funciona o Proeja para quem nao terminou os estudos, poder fazer concluir o ensino medio e ainda desevolver uma profissão! Veja como funcionam seus cursos tecnicos!

No mundo atual, as pessoas tem investido cada vez mais em se qualificar e ter uma educação de qualidade. Já até falamos aqui sobre programas como o educa mais ou o quero bolsa, que podem ajudar quem está nessa luta. Mas existem pessoas que até hoje não conseguiram terminar o ensino médio e encontram muitas dificuldades no mercado de trabalho. É por isso que hoje vamos falar sobre o PROEJA, que pode ajudar quem está nesta situação. Acompanhe conosco.

O que é o PROEJA?

proeja cursos

Indo direto ao assunto, O PROEJA é o “EJA profissionalizante” em que o aluno cursa as disciplinas do Ensino Médio simultaneamente à qualificação profissional em Assistente Administrativo. As aulas são no período da noite, das 19h às 22h30. O Proeja foi criado inicialmente pelo Decreto nº. 5.478, de 24/06/2005 e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos, bem como, em muitas situações, do próprio ensino médio. O foco seria atender pessoas que não conseguiram terminar os estudos e ao mesmo tempo também precisam da educação técnica.

São oferecidos cursos nas seguintes modalidades:

 -Ensino Fundamental (EJA) com qualificação profissional 

-Ensino Médio (EJA) com qualificação profissional

 -Ensino Médio (EJA) com Educação Profissional Técnica

Quem pode se inscrever?

Podem participar do programa Jovens e Adultos que já tenham concluído os anos finais do ensino fundamental que possuam idade igual ou superior a 18 anos completos (não há limite de idade).

A preocupação na formação integral do aluno faz com que as metodologias sejam voltadas para práticas que buscam abordar os aspectos essenciais para sua vida pessoal e profissional, considerando todas as suas dimensões, despertando a consciência de seu papel na sociedade, no entendimento que deve interagir como cidadão crítico e construtivo com conhecimentos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos.

Como se inscrever?

O ideal é procurar o IFES da sua cidade, pois cada instituição tem seus prazos e cursos.

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras esperamos que tenham gostado de ficar por dentro de como funciona o proeja e seus cursos tecnicos e que consigam terminar os estudos

Já falamos em outro artigo sobre o curso de marmita fit congelada que pode te ajudar a sair da crise, sugiro leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *