Por que optar pelo curso de Ciências Contábeis?

Spread the love

As profissões relacionadas ao curso de Ciências Contábeis podem ser tudo aquilo que você está buscando!

Algumas pessoas crescem sabendo a profissão que querem seguir. Outras, por terem dúvidas, procuram estar por dentro de todas as possibilidades e assim, escolherem aquela opção que mais chama atenção ou a que mais tem a ver com seus propósitos de vida. Minha função hoje é lhe apresentar um curso bastante promissor, uma graduação onde o profissional tem grandes chances de obter lugar no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, ajudar diretamente na organização da sociedade contribuindo para seu progresso como um todo.

As Ciências Contábeis e o exame do CRC

ciencias contabeis

É importante que você saiba que o curso de “Contabilidade”, ou, Ciências Contábeis, como é popularmente conhecido, é complementado por um exame de suficiência, o qual é aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade e, para ser chamado de Contabilista, todo aluno deve passar nesse exame. A graduação em ciências contábeis tem como duração média 4 anos, podendo variar a cada instituição de ensino. Um dos pontos positivos para essa escolha é o mercado de trabalho. Por ser uma profissão extremamente necessária, principalmente em empresas, é praticamente certo que em todas elas existe, pelo menos, uma vaga para um contabilista, como é chamado o profissional da área. Além disso, existem milhares de profissionais que optam por ter seus próprios escritórios e, assim, têm condições de prestar assistência para diversas empresas ao mesmo tempo.

Ciências Contábeis, um braço das ciências sociais!

O curso de Ciências Contábeis é um dos que fazem parte do que chamamos de Ciências Sociais, que nada mais são as ciências estudadas para a melhoria e a ajuda da sociedade. São profissionais que fazem com que a sociedade esteja sempre melhor instruída. O que atualmente é de extrema importância.

Leque de opções de trabalho para graduados em Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

O profissional formado tem um leque de opções de áreas possíveis para trabalhar. A área fiscal é onde ele trabalhará com o departamento pessoal de empresas, escritórios e também, será responsável pelo setor financeiro da empresa. Ele também será o responsável pelos cálculos de custos nas empresas. Além disso, este profissional pode ser autônomo e ter seu próprio empreendimento. Quando em escritórios de contabilidade, normalmente ele será membro de uma equipe, que poderá ser contratada como terceirizada, ou mesmo atuar dentro de uma empresa quando necessário.

Além dessas áreas, o profissional pode ser chamado para fazer perícias junto à bancos, advogados, em processos de erros em cobranças, ou qualquer problema relacionado à juros, taxas, etc. ele pode fazer parte de uma controladoria, pode dar consultorias e auditorias também na área pública.

 

Quem é o contador e qual é o seu objetivo?

Um contador é aquele profissional que planeja, controla e coordena toda área de análise do patrimônio de uma empresa, participando ativamente da movimentação financeira das organizações. Ele é o responsável pela orientação de todo o planejamento tributário dessa empresa, e é quem elabora planos de investimento e estratégias para um maior ganho financeiro.

A contabilidade tem um objetivo bastante peculiar: ela é basicamente a representação do patrimônio e o objetivo central disso é a análise das causas de suas possíveis e prováveis modificações. Ela busca, em empresas privadas, informar os usuários aspectos da economia e finanças dos patrimônios da entidade. O contabilista é quem irá se preocupar com impostos, registros, análises e diagnósticos da empresa, mostrando isso através de planilhas, tabelas, apresentações de forma que todos sejam cuidados.

Além disso, ela ajudará diretamente nas melhorias da empresa, pois sem um bom orçamento, fica praticamente nula a possibilidade de que sejam melhorados aspectos como eficiência, qualidade de maior produtividade dentro dos serviços, por isso, é do contabilista a obrigação de mostrar à empresa onde ela pode melhorar, de acordo com o orçamento disponível.

É importante lembrar que o contabilista é o profissional que atende, na maior parte das vezes, apenas empresas. É quase improvável que uma pessoa física procure um contabilista para cuidar de suas finanças. Então, é importante que você entenda isso, antes de optar por esse curso. E lembre-se, contabilidade e economia fazem parte do mesmo grupo, mas não são a mesma coisa.

 

Conclusão:

Para concluir, é importante salientar que, na contabilidade, existe muitas áreas de atuação e você provavelmente irá se enquadrar em alguma delas, pois a extensão de escolhas é realmente bastante abrangente. Como exemplo temos a contabilidade administrativa, agrícola, comercial, bancária e financeira. Se quiser saber se você nasceu para cursar Ciências Contábeis, não deixe de ver este vídeo sobre ciências contábeis no youtube, sem dúvidas irá te ajudar bastante!

Já falamos aqui sobre o concurso depen 2019, que tal se inscrever?

Precisando, estamos aí!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *