Concurso Depen 2019 -vagas, inscrições e tudo mais sobre ele!

Confira tudo sobre o concurso depen 2019 e como ir se preparando para fazer essa prova!

Tido como um dos concursos mais aguardados do ano de 2019,existem muitas novidades para esse certame. No ano passado, o Diretor-Geral do Depen, Marco Antônio Severo, anunciou a realização do novo certame com 1.430 vagas para candidatos de nível médio e superior com salários de até R$ 6 mil! Veja agora tudo que sabemos sobre o concurso depen 2019 e algumas dicas de estudo.

O que é o depen?

concurso depen 2019 vagas

indo direto ao assunto, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) é um órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Departamento é o responsável pelo Sistema Penitenciário Federal.Trata-se de órgão executivo que acompanha e controla a aplicação da Lei de Execução Penal e diretrizes da Política Penitenciária Nacional. O departamento é responsável, também, pela gestão do Fundo Penitenciário Nacional.

Nos dias de hoje, existem quatro presídios federais em funcionamento no Brasil. Eles estão instalados nas cidades de Porto Velho-RO, Mossoró-RN, Catanduvas-PR e Campo Grande-MS. Uma nova penitenciária, localizado no Complexo da Papuda, em Brasília-DF, já está pronta e deve ser inaugurada em breve.

Concurso Depen 2019 – tudo que se sabe ate agora

concurso depen 2019

Esse é um dos concursos mais aguardados do ano. Mas o que se sabe é que o pedido de autorização para o concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Concurso DEPEN) teve uma última  movimentação no dia 18 de janeiro de 2019. O processo passou por duas vezes na Divisão de Concursos Públicos e na Divisão de Provimento e Vacância. Estas novas movimentações reforçam as expectativas de que a solicitação de 1.580 vagas seja autorizada em breve e um novo Concurso DEPEN aconteça ainda este ano.

O planejamento analisa a solicitação para o novo certame visando ofertar 1.580 vagas totais, segundo a distribuição abaixo:

  • Agente Federal de Execução Penal – 1.440  vagas
  • Especialista Federal em Assistência à Execução Penal – 104  vagas
  • Técnico Federal de Apoio à Execução Penal – 36  vagas

Lembrando que, em março de 2018, foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União que delega competência ao diretor do Departamento Penitenciário Nacional para realizar um novo concurso DEPEN para provimento de vagas do órgão.

Como vai funcionar o concurso?Dicas para estudar

Bom ,se repetir o modelo do concurso em 2015, ele será caracterizado pelas seguintes fases:

  1. Prova Objetiva (caráter eliminatório e classificatório)
  2. Prova Discursiva (caráter eliminatório e classificatório)
  3. Exame de Aptidão Física (caráter eliminatório)
  4. Avaliação Médica (caráter eliminatório)
  5. Avaliação Psicológica (caráter eliminatório)
  6. Investigação Social (caráter eliminatório)

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigma com sucesso se preparar pro concurso Concurso Depen 2019.

Já ensinamos aqui em outro artigo, como trabalhar na riachuelo, sugiro a leitura.

Sugestões de dicas podem deixar nos comentários!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *