PDDE Interativo: o que é? como funciona? Ajuda para professores!

PDDE Interativo pode ajudar professores e diretores no planejamento escolar, promovendo estratégias e conteúdos direcionados ao desenvolvimento constante dos alunos de todas as escolas públicas do país, conheça agora!

O PDDE Interativo durante muito tempo permaneceu disponível apenas para escolas participantes do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, projeto desenvolvido para auxiliar instituições de ensino com baixo índice de rendimento nas avaliações feitas pelo MEC. Atualmente, todas as escolas públicas do país têm acesso ao PDDE e podem adotar o método de planejamento de conteúdo sugerido através da plataforma.

O PDDE é uma ferramenta de planejamento da educação. (Foto: Divulgação)

O PDDE é uma ferramenta de planejamento da educação. (Foto: Divulgação)

O que é o PDDE Interativo?

Com objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, o PDDE Interativo foi disponibilizado para auxiliar no planejamento do conteúdo programático de todas as escolas. Ele é organizado em etapas, para que os gestores escolares possam identificar os principais problemas da escola e assim consigam proporcionar a melhoria aos alunos de maneira efetiva e realmente eficaz.

Todas as escolas podem fazer uso da ferramenta, basta criar o login de acesso. Para isso, é necessário informar o CPF do diretor da escola e em seguida preencher uma ficha de cadastro, que solicita diversas informações sobre unidade escolar e sobre os gestores. A ficha é enviada para a Secretaria da Educação para que seja feita a confirmação dos dados e o acesso seja liberado.

Toda a metodologia utilizada no PDDE Interativo tem como base o planejamento e estrutura criado no programa PDE escola, que visa estimular toda a equipe de gestão da escola a buscar o desenvolvimento constante da instituição, sempre buscando solucionar problemas e iniciar novos métodos para o bom desempenho dos alunos nas atividades escolares.

Como funciona o PDDE Interativo?

O sistema ajuda a promover o aprendizado dos alunos de maneira didática. (Foto: Divulgação)

O sistema ajuda a promover o aprendizado dos alunos de maneira didática. (Foto: Divulgação)

Após ter acesso liberado no PDDE Interativo, as escolas podem contar com instruções e orientações para identificar possíveis erros na instituição e estimular o aprendizado dos alunos de maneira didática e motivadora, sempre com foco nos bons resultados e desempenho dos estudantes. A equipe de gestão pode contar com as quatro etapas disponíveis no PDDE para facilitar o trabalho:

– Identificação: Contém todos os dados sobre a escola, nome dos diretores, conselho escolar, informações sobre o desempenho dos alunos e avaliações do Educacenso.

– Primeiros Passos: A equipe escolar recebe orientações para organizar o planejamento escolar de maneira democrática, de modo que todos possam participar e cumpram um papel importante para alcançar o objetivo da instituição.

– Diagnóstico: É elaborado para que a instituição de ensino possa reconhecer suas principais falhas, quais métodos abandonar, quais tornar melhor e quais implementar para que a escola conquiste bons resultados.

– Plano Integrado: Reúne todas as medidas adotadas para solucionar os problemas identificados durante a fase de diagnóstico, especificando quais foram de fato efetivas e qual foi a evolução da escola.

O PDDE Interativo é de grande importância para que as escolas públicas do país consigam fazer parte de um quadro de evolução constante, proporcionando sempre o melhor para os alunos e toda a comunidade escolar.

Conclusão

Esperamos ter ajudado com essas informações! Tambem ja falamos aqui sobre o unip aluno online que é bem legal, sugiro a leitura do artigo sobre ele

Sugestões e dicas de posts deixem nos comentários!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *