Instituto Militar de Engenharia: Saiba mais sobre o instituto

Se você gosta de ciências exatas e deseja estudar em uma instituição de ensino mais tradicional, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma boa escolha. A faculdade oferece uma formação profissional bastante sólida e excelentes opções de carreira. 

O IME faz parte do Departamento da Ciência e Tecnologia (DCT) e tem relação direta com os militares brasileiros. Em outras palavras, ele é responsável pelo ensino superior em engenharia e pesquisa científica básica no Exército Nacional.

A tradição da faculdade vem do reconhecimento nacional e do ensino excelente para os alunos. Esta referência faz desta escola de engenharia uma das escolas de engenharia mais importantes do país. Para mais informações sobre o Instituto Militar de Engenharia, veja abaixo e conheça esta importante instituição de ensino no Brasil.

Sobre o Instituto Militar de Engenharia

O Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma das academias de maior prestígio do país, recebendo milhares de inscrições para procedimentos de seleção em processos seletivos a cada ano.

instituto

O IME faz parte do Departamento da Ciência e Tecnologia (DCT) e é responsável pelo ensino superior e pela pesquisa básica de engenharia do Exército Brasileiro. Para isso, a instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão para militares e civis.

 

Para os que ainda não sabem, a história do IME teve início em meados de 1792, com a instalação da Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho do Rio de Janeiro, local em que funciona atualmente o Museu de História Nacional. 

 

Mais uma curiosidade: a faculdade é a primeira faculdade de engenharia das Américas e a terceira faculdade de engenharia do mundo. Mas o que atrai a atenção dos alunos são as realizações notáveis ​​e o reconhecimento nacional e internacional do IME ao longo dos anos.

 

Hoje, a instituição oferece cursos de engenharia de fortificação e construção (engenharia civil), engenharia de comunicação, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia de materiais, engenharia cartográfica e engenharia da computação. 

 

Os cursos possuem uma duração de 5 anos, o treinamento militar para profissionais da Ativa é de 5 anos, e o treinamento militar para profissionais da reserva é de 1 ano.

 

Ao escolher uma carreira Ativa, os alunos participarão de uma cerimônia de formatura de cinco anos e de um treinamento militar de cinco anos. Ao final do curso, os alunos serão promovidos ao posto de Primeiro Tenente do Exército Brasileiro. Por outro lado, os alunos que optam por uma carreira na reserva só participam das atividades militares por um ano e são finalmente declarados como oficiais da reserva R/2.

Sobre o processo de admissão

Para participar do processo seletivo, alguns requisitos básicos devem ser observados. Dentre eles, os brasileiros que cursam o ensino médio, a idade mínima é de 16 anos e a idade máxima dos alunos reserva (aqueles que não desejam seguir a carreira militar) é de 22 anos. 

 

Ou a idade mínima para os alunos na ativa (aqueles que desejam seguir a carreira militar) é 16 anos ou a idade máxima é 21 anos.

 

Para cumprir esses pré-requisitos, é importante lembrar que o processo seletivo do IME também está disponível para as mulheres. Elas disputam o mesmo número de vagas, não há diferença, assim como outros processos seletivos militares.

 

Para participar do processo seletivo, basta se cadastrar no site do Instituto Militar de Engenharia e fazer o preenchimento do formulário online com seus dados. O vestibular para o IME é composto por duas etapas, sendo realizado em todo o território nacional.

 

Na primeira fase, os candidatos devem responder a uma prova contendo 40 questões, sendo 15 questões de matemática, 15 questões de física e 10 questões de química. O segundo estágio consiste em 5 testes aleatórios abrangendo disciplinas específicas como: matemática, português, física,  química e inglês.

 

Exceto que os exames de português e inglês são realizados no mesmo dia, os demais exames são realizados uma vez ao dia. Portanto, o vestibular do IME é realizado em duas etapas, com duração total de 5 dias para a conclusão do processo seletivo.

 

Veja também: Guia IME para passar no concurso.

Qual o local da realização da prova?

Os cursos são lecionados na cidade do Rio de Janeiro, porém, os estudantes residentes do Brasil inteiro podem fazer as provas, sem a necessidade de fazer uma viagem. O Instituto Militar de Engenharia dá autorização a outras várias instituições militares para a aplicação da prova teórica para a admissão. 

Os locais em que serão realizadas as provas estarão presentes no edital do concurso no DOU.

Ao receber a chamada de aprovação, o aluno deve se apresentar ao Instituto no Rio de Janeiro. Lá, ele passará por um período de adaptação de cerca de duas semanas no sistema de estágio. 

Essa etapa inclui várias avaliações físicas e médicas, que também tem a possibilidade de excluir alunos dos cursos de graduação. Isso dificulta a entrada no curso. Portanto, não basta estudar intelectualmente no Instituto Militar de Engenharia. Boa saúde física é muito importante, caso contrário você não obterá um diploma do IME.

Após a comprovação de sua aptidão física, o candidato passará a ser aluno da academia e também receberá instrução e atividades militares somente no primeiro ano. Isto é, se você escolher a profissão de oficial da reserva. 

Depois disso, ele se tornará um aspirante a oficial da reserva sendo libertado das atividades militares para continuar apenas com os estudos acadêmicos.

Quais são os benefícios oferecidos para os alunos da ativa?

Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher se desejam seguir a carreira militar. Se você deseja seguir essa carreira, neste caso, como aluno ativo, pode usufruir de alguns benefícios:

 

  • Ajuda de custo mensal;
  • Alimentação;
  • Alojamento (para os que necessitarem);
  • Assistência médica e odontológica.

Portanto, com o apoio prestado por esta instituição, esta pode ser uma excelente opção para estudar e obter toda a ajuda possível para a conclusão do curso. 

Como podemos observar para os jovens que pretendem seguir carreira no Exército Brasileiro ou não, o Instituto Militar de Engenharia é uma ótima opção com sua experiência e qualidade de ensino.

 Além de muitas opções de cursos da área de engenharia e grandes ofertas de oportunidades de formação para o mercado de trabalho.

Já falamos em outro artigo sobre o que é data science e como se tornar um profissional, sugiro leitura

Referência: https://vaidebolsa.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.