Financiamento estudantil: como conseguir o seu!

Conheça tudo sobre os programas de financiamento estudantil do governo, como o Fies e Prouni, confira!

O Ministério da Educação possui programas que se destina a financiar a graduação de jovens estudantes que possuem o desejo de concluir o ensino superior, mas que não possuem condições para ingressar em uma entidade com cursos não gratuitos. Os estudantes podem financiar os vários encargos educacionais presentes nos cursos.
O principal fator levado em conta é a renda mensal da família do interessado, pois através do calculo de renda será decido qual o tamanho da bolsa disponibilizada. O interessado poderá receber de 50 a 100% de auxilio estudantil.

Como funciona o FIES?

financiamento estudantil fies

Para a disponibilização do Financiamento Estudantil não é necessário à participação de um fiador se você já possui o auxilio de bolsa com o programa do ProUni no valor de 50% na mensalidade, podendo se inscrever no Fies, além disso, o estudante enquanto estiver no período do seu curso deverá realizar o pagamento no valor de até no máximo R$: 50,00 a cada três meses, valor que representa as taxas de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, o estudante passa por um período de 18 meses, tento a oportunidade de se estruturar. Nesse período dos 18 meses, o processo de pagamento no valor de até R$ 50,00 continuará sento efetuado, a cada três meses. Logo após esse período de carência, 18 meses, o estudante começará a pagar seu saldo devedor que será parcelado em até três vezes o período financiado do período cursado, acrescido de 12 meses. Por exemplo, o aluno que cursa no período de 4 anos com o auxilio do FIES terá até 13 anos para quitar a divida (3×4 mais 12 meses).

É preciso fazer o ENEM para o Financiamento Estudantil?

O ENEM tem como objetivo avaliar o desempenho escolar e acadêmico logo após a conclusão do ensino médio. Mas o exame também é utilizado como critério de acesso do aluno interessado em participar dos programas do governo. Para os alunos que acabaram de concluir o ensino médio é importante fazer sua inscrição no ENEM (exame nacional de ensino médio) ou utilizar a nota do ano posterior, para poder concluir a etapa da solicitação do financiamento do FIES.

Isentos do ENEM: Ficarão isentos de participar do ENEM para solicitar o FIES os professores de redes publicas de ensino, que estejam em efeito exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculadas em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia. Também os alunos que se formaram antes do ano de 2010 não precisam fazer o ENEM para solicitar o financiamento.

Como Funciona o ProUni?

O Programa Universidade para todos tem como finalidade auxiliar em bolsas estudantis para integrais e parciais para jovens estudantes de baixa renda, para cursos de graduação nas instituições de ensinos superiores privadas. Para o aluno que deseja conseguir uma bolsa integral, o candidato terá que apresentar que possui uma baixa renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. O aluno que possui a renda familiar de um salario mínimo e meio até três salários mínimos por pessoa, da mesma forma, terá o direito a concorrer a uma bolsa de 50% de desconto. Caso você consiga apenas uma bolsa de 50% ainda é possível financiar os outros 50% restantes com a ajuda do FIES. O ProUni além de auxiliar jovens estudantes de baixa renda também auxiliam alunos que possuíram uma boa nota no ENEM.  Quanto mais à nota obtida no exame, maiores as chances de ingressar na universidade desejada.

Quando me Posso me Inscrever?

Para as inscrições do ProUni o programa disponibiliza dois processos seletivos, um no período do primeiro semestre e o outro no segundo semestre. Como o ENEM ocorre apenas uma vez no ano, o candidato poderá repetir sua nota nos dois processos, mas lembre-se a participação do exame é indispensável.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *