Fazer currículo: Dicas incríveis para fazer seu e arrumar emprego!

O currículo é a sua apresentação profissional, muitas vezes, é o que determinará seu ingresso ou não em um novo trabalho. Aprenda fazer currículo de forma facil nesse texto.

O currículo, além de ser uma apresentação profissional, é onde constam informações de formação técnica e acadêmica, qualificações e habilidades, geralmente utilizado para solicitar vagas de trabalho em alguma empresa.

Por mais que seja algo extremamente conhecido, vários profissionais, experientes ou não, ainda tem dificuldades em elabora-lo. Pensando nisso, criamos alguns tópicos que podem te auxiliar quando for realizar seu currículo.Veja a seguir os macetes de um bom currículo e como fazer com que as pessoas tenham vontade de lê-lo.Confira conosco:

Como fazer Currículo – dicas importantes

fazer curriculo

Já foi constado, até mesmo por recentes pesquisas da instituição de ensino Havard nos EUA (https://hbr.org/2014/12/how-to-write-a-resume-that-stands-out) que os chefes, geralmente leem os currículos em menos de 7 segundos. Isso mesmo, esse é o tempo que eles tiram para apreciar seu portfolio profissional que demorou tanto para ser feito. Sabendo disso, a construção do documento deve ser feita de modo fácil de entender com estrutura de texto simples. O que nos leva ao primeiro tópico:

Formato simples

Opte por simplicidade. Nada de muitos detalhes, figuras, desenhos ou letras muito trabalhadas. Quando for edita-lo no Word escolha letras típicas, como: Times New Roman, Arial ou Calibri.

Não coloque foto

Infelizmente, sabemos como as pessoas estão fadadas a julgar as outras pela aparência, isso independente de beleza. Para evitar conclusões precipitadas, evite colocar sua foto e faça com que o chefe precise de conhecer para tirar suas conclusões.

Perfil Profissional e Experiências

Essa é a hora que você terá para expor tudo o que você já aprendeu ou cursou de relevante, esse deve ser o espaço mais preenchido de todo o currículo. Para quem ainda está começando no mercado de trabalho ou ainda não teve experiencia, pode optar por colocar:

  • Trabalhos voluntários
  • Ações beneficentes da igreja ou relacionados
  • Cursos de idiomas presenciais ou não
  • Cursos online que realizou, mesmo que não tenha adquirido certificado
  • “Bicos” ou trabalhos que realizou de forma independente, com remuneração ou não. Por exemplo: Ajudar sua família na barraca da feira

Lembrando que isso não vale apenas para quem ainda não tem experiência. Muitas empresas investem em programas de voluntariados, dando preferência a contratação de funcionários que já realizaram tais ações.

  1. Edite seu currículo dependendo de cada vaga

Em sua apresentação profissional, é interessante colocar o cargo pretendido. Para isso, edite seu currículo dependendo da vaga que for concorrer. Por exemplo: Se a vaga for para auxiliar administrativo, na parte de “perfil profissional” ao final do texto, coloque “Vaga pretendida: Auxiliar administrativo”.

  1. Atualize sempre seu currículo

A cada novo feito, objetivo profissional alcançado ou curso realizado, não esqueça de adicionar ao seu currículo. Não pense que um detalhe ou outro, uma realização ou outra, não são relevantes. Principalmente com a atual crise de desemprego no país, com um breve cursinho de “gestão online grátis”, você pode passar na frente de 5, 10 ou quem sabe 50 concorrentes.

Fique atento ao seu currículo, ele é seu portfolio profissional e sua primeira impressão.

Boa sorte nas entrevistas e até a próxima!

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *