Dicas de como aproveitar o intervalo no home-office

Ok, trabalhar em casa pode até ter suas vantagens, desde escolher o lugar mais confortável, usar roupas mais leves e, muitas vezes, fazer até o próprio horário, mas, nem tudo é um mar de rosas…
É preciso ter em mente que, muitas pessoas não são tão organizadas, e sem uma cuidadosa programação, o home-office pode fazê-lo facilmente passar do horário, podendo, até mesmo, vir a trabalhar mais horas do que devia.
Isso sem falar que, trabalhando em casa, fica mais fácil desviar o foco e perder a produtividade.
Ainda existe a questão da pausa, tão necessária mas, na maioria das vezes, subestimada.
Acredite, é muito comum um funcionário passar praticamente o dia inteiro em frente ao computador, muitas vezes até, sem nem se dar conta.
Na verdade, esse é um grande erro, pois as pausas são cruciais para qualquer trabalhador que, se trabalhar, dia após dia, sem parar, vai acabar se esgotando. 
Portanto, uma das principais dicas é colocar na sua agenda um horário específico para fazer o intervalo, evitando adiar ou deixar no esquecimento essa saudável folga.
E mais, colocando na agenda, evita também aqueles nada produtivos breaks curtos, que interrompem o trabalho mais do que o necessário. 
 
Ao saber que vai fazer uma pausa em um momento específico, acaba se concentrando no trabalho e aproveitando melhor o descanso.

Dicas para um home-office produtivo

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

1 – Defina um horário, e compartilhe com os seus contatos; 
2 – Trabalhe em um ambiente favorável 
3 –  Vista-se para trabalhar
4-  Tire uma hora de almoço 
5 –  Faça intervalos
6 – Se livre das distrações 
7 – Crie uma rotina
8 – Mantenha seu espaço limpo e organizado 
9 – Respeite horários
10 -Relaxe depois do trabalho

Pausa x Produtividade

Ao contrário do que muita gente imagina, para manter a produtividade, especialistas afirmam que é importante dar uma pausa durante as horas do home-office. O fato é que a maioria das pessoas usa essa pausa de maneira errada.
Justamente, em função da pandemia, o assunto “Produtividade” tem se mantido em alta, e isso pela dificuldade que as pessoas têm em manter o foco no trabalho. 
E não é só isso, na verdade, um dos grandes problemas do home-office é que o trabalho acontece no mesmo local da vida cotidiana. 
Essa divisão casa-trabalho se torna desculpa perfeita para tudo, assim, o almoço acaba durando menos tempo porque há trabalho a ser feito, não existe mais a prática de exercícios porque o dia está corrido, nem tempo para um livro, porque existem muitos e-mails na caixa para serem respondidos, e por aí vai…
Assim, sem ao menos se dar conta, a pessoa acaba passando, praticamente, o dia inteiro em frente ao computador. E quando quer parar para relaxar, acaba entrando nas redes sociais, vendo vídeos no Youtube ou lendo os e-mails, pausas nada saudáveis, já que não tiram a pessoa do ambiente e ainda as mantém na mesma postura.
Assim sendo, pausas são mais que bem-vindas, mas desde que estejam em um outro contexto que não seja o do trabalho, para isso, vale programar em uma agenda em que momento essas pausas acontecerão.

O que fazer na pausa?

 
Pronto, agora que sabe como é importante fazer pausas durante sua jornada de trabalho, é hora de definir como vai aproveitar esse tempo. 
Uma dica é investir em algo que não tenha a ver com o trabalho, ou seja, se trabalha em frente ao computador, gastar essa pausa no celular não vai ajudar a refrescar a mente.
Que tal aproveitar para levar seu cãozinho para passear pelo quarteirão? Dessa forma, além de se exercitar, estará refrescando a mente e investindo no bem-estar de seu amigo de patas.
Caso você não tenha um amigo de quatro patas, que tal adotar ou comprar uma raça que combine com você e com o espaço que você tem?
Você pode ler esse artigo sobre dicas de raças de cachorros para tutores de primeira viagem.
Só procure evitar usar esse tempo para resolver obrigações ou tarefas que demandam mais tempo que o seu intervalo permite, pois isso criará uma resistência mental. 
E nem pense em usar esse tempo para responder mensagens ou colocar o e-mail em dia, principalmente, porque a maioria dos e-mails tem a ver com trabalho. 
Embora não exista um tempo ideal de descanso, até porque, isso pode depender de pessoa para pessoa, ou do tipo de trabalho executado, mas tirar pelo menos 20 a 30 minutos em cada intervalo seria uma boa ideia. 

Por que pausas programadas são importantes?

Pausas programadas são muito importantes, principalmente, pelo fato de evitar pausas aleatórias a qualquer momento.
Programar as pausas, permite que se tenha a dimensão de quanto tempo ainda resta para o trabalho, aumentando as chances de se concentrar no que deve ser feito para, depois, aproveitar melhor a pausa. 
Dentro dessa mesma linha, vale considerar que programar tarefas que não possam ser cumpridas durante a pausa, pode vir a causar uma espécie de ”confusão mental”.
Assim sendo, um dos principais objetivos da pausa é, justamente, fazer com que a pessoa se sinta renovada, por isso mesmo, não é nada indicado aproveitar o tempo de pausa para responder e-mails ou mensagens de trabalho. Isso também é trabalho.
Ainda não se convenceu da importância de tirar pausas programadas? Pois bem, dentre todos os benefícios relacionados ao trabalho e à saúde, podemos destacar: 

  • Novas perspectivas – a pausa ajuda a reavaliar situações com outras perspectivas, evitando decisões precipitadas.
  • Melhorar a capacidade de solucionar problemas – a pausa ajuda a simplificar o que, as vezes, só parece sem solução.
  • Descansar a vista – as pausas ajudam a preservar a saúde da sua visão.
  • Evitar lesões – ficar numa mesma posição durante horas pode gerar algumas lesões, nesse sentido, fazer pausas vai ajudar a preservar sua saúde.

 

Dicas de como aproveitar as pausas

 
Certamente, a melhor forma de aproveitar as pausas vai variar de pessoa para pessoa, mas confira abaixo algumas dicas: 

  • Levantar para dar uma caminhada;
  • Almoçar em um local diferente;
  • Alongar-se, fazer alguns exercícios de ginástica laboral;
  • Tomar um cafezinho, ou comer uma fruta, fora da sua mesa;
  • Levar o cão para passear;
  • Tirar um cochilo de 15 minutos.

 
Enfim, home-office não deve ser sinônimo de mais ou menos trabalho, basta evitar as distrações e determinar um bom calendário com pausas certas que, com certeza, a produtividade e sua saúde encontrarão o equilíbrio.
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *