Cursos Técnicos e sua importância para o mercado de trabalho!

A Educação Profissionalizante está sendo inserida com mais veemência nos estados brasileiros, pois a mão de obra qualificada está sendo cada vez mais valorizada, portanto quem quer um bom currículo e um trabalho bem remunerado a melhor opção é investir nos cursos técnicos. O mercado de trabalho hoje em dia deixa de empregar em média 200 mil trabalhadores por não possuírem um curso técnico, ou seja, por não possuir profissionais qualificados para ocupar as funções desejadas. Cerca de 60% dos jovens brasileiros que concluem o Ensino Médio não ingressam no Ensino Superior, pois o Ensino Técnico é a forma mais rápida de colocar esses jovens no mercado de trabalho.

Voce pode ser técnico eletrico, de edificações ou até de som automotivo, o mercado é imenso.

Crescimento dos cursos técnicos

cursos técnicos

O aumento dos cursos técnicos é um fator favorável  para a educação e para o crescimento do país, além disso é um grande estímulo para que os estudantes possam ingressar no mercado de trabalho bem preparados. Dizem os especialistas que o Ensino Técnico é uma ponte para o Ensino Superior. As pesquisas mostram que cerca de 80% dos alunos que possuem formação técnica tem conquistado ótimas colocações e melhor reconhecimento no mercado de trabalho. É comum ver estudantes com formação técnica ingressarem no mercado de trabalho com muito mais rapidez do que os alunos com Formação Superior.

PRONATEC e SISUTEC grandes incentivadores dos cursos técnicos

Hoje em dia o mercado de trabalho está ganhando novos rumos através de programas de educação técnica como o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos profissionalizantes e o SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) também criado pelo Governo Federal para proporcionar educação técnica de graça para alunos de baixa renda.  O SISUTEC é uma das principais vias para o PRONATEC, pois é por intermédio desses programas que milhares de jovens estão se qualificando para o mercado de trabalho.

Cursos técnicos uma porta para o futuro

É através dos cursos técnicos que milhares de jovens estão conseguindo ingressar no mercado de trabalho conquistando melhores vagas assim como também salários mais altos. Graças aos programas do governo que hoje milhares de jovens estão sendo inseridos na sociedade de forma digna e rentável. Poder trabalhar e manter o seu sustento é o que todo jovem de 18 anos almeja e hoje no Brasil essa é uma realidade bem presente através dos cursos técnicos e tende a crescer muito mais. Investir no futuro é investir nos estudos, principalmente nos cursos profissionalizantes.

 

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *