Cursos FNDE: Inscrições, como funcionam e mais!

Cursos FNDE podem ser a saída para você profissional que quer se capacitar, veja como funcionam e como se inscrever!

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), buscando melhorar os índices da educação básica no Brasil oferece cursos para os profissionais da área da educação. Os cursos são ofertados no âmbito do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, e tem como público alvo os profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. O programa é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o governo dos estados e municípios.

 

O site do FNDE destaca que um dos objetivos mais importantes é a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da educação no Brasil, já que, profissionais capacitados podem favorecer a aprendizagem dos alunos, a sua permanência na sala de aula, e seu entusiasmo com a escola. Para que os professores da rede municipal possam participar dos cursos Formação pela Escola, é preciso que as prefeituras firmem uma parceria com o MEC/FNDE por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).

 

Os cursos do FNDE – Formação pela Escola acontecem desde o ano de 2006, e em 2010 aconteceram em 3.486 municípios, atingindo 89.391 alunos.

 

Metodologias dos cursos FNDE

cursos fnde

Buscando alcançar um maior número de pessoas em todo território nacional, os cursos são ofertados na modalidade do ensino à distância. Além disso, todo material didático também é disponibilizado online, possibilitando o acesso a qualquer momento, e de qualquer computador, através da plataforma Moodle. Ainda sobre o material, a página do FNDE destaca que a sua linguagem é bastante simplificada e acessível. O conteúdo do curso também está disponível por meio de vídeos, em webaulas.

 

Os alunos dos cursos são avaliados de duas formas: auto-avaliação e avaliação do seu tutor.

 

Os cursos do FNDE oferecem certificado de conclusão.

 

Quais são os cursos ofertados pelo FNDE?

Os cursos oferecidos pelo FNDE compõem duas categorias, ambos com módulos de 40h. São eles: Curso de Tutoria – para a formação de tutores e Curso de Competências Básicas.

Os Cursos de Competências Básicas buscam oferecer informações e orientações sobre as políticas públicas educacionais vigentes no Brasil. Aborda o funcionamento do sistema educacional, políticas da área social, entre outros. Esse curso é importante pois trata de temas introdutórios, a base para compreender os outros cursos mais avançados e mais aprofundados, sendo que o próprio FNDE recomenda a realização do Curso de Competências Básicas, antes da realização dos demais.

Os demais cursos ofertados são: Programa Dinheiro Direto na Escola; Programa de Transporte do Escolar; Programas do Livro; Programa Nacional de Alimentação Escolar; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb; Prestação de Contas; Controle Social para uma Gestão Cidadã e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE.

Contato

Para outras informações, basta acessar o site: http://cursos.fnde.gov.br/ ou ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone: 0800-616161.

 

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *