Curso de libras online: conheça os melhores!

Veja como aprender a linguagem dos sinais, fazendo seu curso de libras online no conforto do seu lar.

LIBRAS é uma língua de sinais reconhecida por lei e utilizada no dia-a-dia pelos surdos brasileiros. Ela consiste numa série de gestos feitos com as mãos para formar as palavras e facilitar a comunicação, sem a necessidade da fala.O curso de libras online é perfeito para as pessoas que desejam aprender a Língua Brasileira de Sinais sem precisar sair de casa. O aprendizado à distância oferece flexibilidade de horários e um ótimo material didático sobre o sistema linguístico.

Libras é a língua brasileira de sinais. (Foto: Divulgação)
Curso de libras online

As aulas online de Libras utilizam os vídeos como a principal fonte de conhecimentos. Os alunos também podem aprender a língua de sinais através de apostilas e ilustrações.

Aprendizado de LIBRAS

A língua brasileira de sinais começou a ganhar forma em 1857, através da fundação do Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES), a primeira escola do Brasil criada para atender os deficientes auditivos. No entanto, somente no final do século XX foi criada uma lei para oficializar a língua.

Hoje, o ensino de LIBRAS tem grande importância na comunicação entre as pessoas e se destaca como um instrumento de inclusão social. Vários cursos superiores, de diferentes áreas, já adotam a Língua Brasileira de Sinais como uma disciplina curricular obrigatória. Cabe ressaltar também que a utilização das libras facilita a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e devem ser reconhecidas como tal. Além de propiciar a facilidade de comunicação entre os surdos, a Libras também propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que, já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições sociais, como, por exemplo, escolas e universidades. Outro aspecto positivo da Libras é a sua utilização em programas de televisão, palestras, eventos sociais diversos, etc., uma prática que vem sendo cada vez mais comum e que tem a tendência de alcançar outros âmbitos sociais, já que, a comunidade surda tem um número bastante expressivo de pessoas e que estão reivindicando seus direitos como cidadãos, praticando a verdadeira forma de inclusão social

Melhores cursos de Libras online

Curso de libras online

Confira a seguir algumas sugestões de cursos de Libras na internet:

IPED
Na minha opinião é o melhor curso.Uma forma de aprender Libras pela internet é através do site IPED. O conteúdo aborda diferentes assuntos relacionados à língua de sinais, como legislação, causa da surdez, estrutura linguística  alfabeto. No plano grátis, a carga horária é de 20 horas. Para usufruir das vantagens do plano PLUS, o aluno deve investir 4x de R$ 17,48.

Prime Cursos

A Prime Cursos oferece um curso online gratuito de Libras, com duração de 35 horas. Ao longo das aulas, os alunos aprendem sobre a estrutura linguística, o processo de aquisição de linguagem, gramática, alfabeto manual, vocabulário, entre outros temas. O conteúdo é bem didático e aprovado pela Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED).

Cidadão PG

A Secretaria de Educação de Praia Grande, em São Paulo, oferece o curso online de Libras através de uma plataforma virtual de aprendizagem. A formação, que tem uma carga horária de 50 horas, aborda diversos temas no seu conteúdo programático, como Apresentação Pessoal, Alfabeto, Números, Adjetivos, Advérbios, Cumprimentos, Calendário, Família, Sentimentos, Animais, entre outros. O curso é totalmente gratuito, mas para acessá-lo é necessário se cadastrar no site.

Portal Educação

O Portal Educação oferece o curso online de Libras, com carga horária de 40 horas e duração de 90 dias. O conteúdo apresenta os conhecimentos básicos sobre cultura surda, alfabeto, números, gramática e vocabulário. O investimento na formação é de R$ 229,69. Os alunos aprovados recebem certificado impresso.

Curso Premium para iniciantes

LIBRAS PARA INICIANTES (2)

Em 30 aulas, você vai aprender:

  • Sobre a cultura surda
  • Nomes e Sinais de Nomes
  • Cumprimentos
  • Verbos
  • Exercícios de conversação
  • Diálogo em Libras

Espero que tenham curtido as dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.