Como trabalhar na Petrobrás?

Spread the love

Veja como trabalhar na petrobrás, como funciona o processo seletivo e muito mais

Como trabalhar na Petrobrás? – Esta é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam construir uma carreira na área de Petróleo e Gás. A companhia de capital aberto contrata profissionais em todo o Brasil, com a promessa de estabilidade e ótimos salários.

como trabalhar na petrobras

A Petrobrás é uma das melhores empresas para se trabalhar. (Foto: Divulgação)

Petrobrás quer contratar mais funcionários

Em 2012, a Petrobrás estabeleceu a meta de contratar 22 mil profissionais até o final de 2015. O objetivo da empresa é contabilizar 76 mil funcionários para dar conta da demanda.

Trabalhar na Petrobrás possui muitas vantagens. O funcionário da empresa tem boas chances de subir de cargo e não pode ser demitido por qualquer motivo. A petrolífera também faz questão de pagar ótimos salários, que variam normalmente de R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98.

A Petrobrás costuma contratar profissionais de diferentes áreas para compor a sua equipe, como Técnico Ambiental, Técnico em Enfermagem o Trabalho, Técnico de Perfuração e Poços, Técnico Químico de Petróleo, Técnico de Logística de Transporte, Arquiteto, Contador, Advogado, Engenheiros, Médicos, Geólogos, Psicólogos, Publicitários, entre outros. Para conferir a lista completa de carreiras Petrobrás, clique aqui.

A Petrobrás se preocupa com a qualificação da mão-de-obra, por isso criou o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural). A iniciativa oferece cursos gratuitos de 175 categorias, em parceria com 80 instituições de educação profissional. O Prominp não garante emprego na Petrobrás, mas aumenta muito as chances de contratação.

Como conseguir emprego na Petrobrás?

Confira a seguir as duas formas possíveis de trabalhar na Petrobrás:

• Concursos

A Petrobrás se compromete em abrir pelo menos 1.200 vagas de emprego por ano. Os profissionais de nível médio, técnico e superior são selecionados através de concursos públicos.

No início de 2014, a Petrobrás lançou um edital com 1.232 oportunidades de emprego. Das vagas oferecidas, 100 eram imediatas e as outras 1.132 para formação de cadastro de reserva.

Ainda não há informações sobre o concurso Petrobrás 2015. Contudo, assim que o edital for publicado, ele estará disponível no site da Fundação Cesgranrio.

• Jovem Aprendiz

A Petrobrás, assim como outras grandes empresas brasileiras, trabalha com o programa Jovem Aprendiz. A iniciativa contempla os jovens de 15 a 21 anos que buscam a primeira experiência no mercado de trabalho.

O programa de aprendizagem da Petrobrás tem duração de dois anos. Neste período, o jovem recebe o pagamento de um salário mínimo, além do que tem direito a férias, 13º salário, fundo de garantia, auxílio alimentação e vale transporte. O aprendiz desenvolve atividades na petrolífera e também participa de um curso de qualificação profissional do SENAI.

Espero que essas dicas tenham sido úteis e que te ajudem a atingir seu objetivo profissional!

Dúvidas e sugestões deixem nos comentários

2 Comments

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *