Como trabalhar em um cruzeiro? Veja nossas dicas!

Saber como trabalhar em um cruzeiro é o sonho de milhares de brasileiros. Festas super badaladas e o ambiente pra lá de luxuoso são alguns dos pontos que mais atraem os entusiastas.

Além disso, a vaga oferece um pequeno vislumbre do que é um intercâmbio, afinal de contas, passar por outros países é algo bastante constante.

Mas, afinal, como trabalhar em um cruzeiro?

Definitivamente, um dos pontos que mais chamam a atenção das pessoas é a possibilidade de curtir um ambiente bastante despojado, aproveitando as diversas festas e a brisa marítima. Porém, precisamos destacar que trabalhar em um cruzeiro não é nem um pouco parecido com as férias que muitos imaginam.

Na verdade, muitas pessoas estão dispostas a trabalhar duro para viverem uma vida de viagens e muitos serviços pela frente.

Se você é uma dessas pessoas que acreditam que a tranquilidade e a “boa vida” estão garantidas, então talvez esse ramo não seja para você.

Por outro lado, se você está disposto a encarar toda a rotina de serviços e trabalho, como em qualquer outro emprego, então tenha a certeza de que essa será uma das experiências mais enriquecedoras de sua vida.

Como trabalhar em um cruzeiro: conheça os principais requisitos e diferenciais que o ajudarão a se destacar

como trabalhar em um cruzeiro

Trabalhar em um cruzeiro, assim como em qualquer emprego, exige alguns requisitos de seus candidatos. Por isso, atentar-se a eles é extremamente importante.

Aqui, abordaremos os principais requisitos para quem deseja trabalhar em um cruzeiro. Além disso, também indicaremos alguns diferenciais que poderão te ajudar a se destacar entre um grande número de candidatos que concorrerão pela vaga com você.

Requisitos

Um dos principais pontos para quem deseja trabalhar em um cruzeiro é a fluência em inglês. E o motivo é bastante simples. Com a grande quantidade de turistas que subirão a bordo, comunicar-se com cada um deles é fundamental, por isso, saber receber e passar a informação de forma clara e coesa é uma necessidade real em seu ambiente de trabalho.

Além disso, o espanhol também é bastante importante, já que a língua, ao lado do inglês, é uma das mais faladas no mundo. Estipula-se que haja cerca de 538 milhões de falantes do idioma. Portanto, não é pouca coisa.

Outro ponto ao qual você deve se atentar é a idade exigida por seus empregadores. Na grande maioria das vezes, as empresas especializadas exigem que seus candidatos tenham de 18 a 45 anos de idade.

Assim como na grande maioria das vagas de emprego encontradas no país, é necessário que você tenha experiência prévia na área.

É necessário ter experiência como tripulante?

Não, não é isso.

A experiência exigida é em sua área de atuação dentro do cruzeiro. Ou seja, o trabalho que você desempenhará lá dentro. Para trabalhar na cozinha, por exemplo, será exigido que você tenha uma experiência prévia em outra cozinha.

Além da experiência, também é necessário que os candidatos possuam os certificados nos cursos da STCW, como o Curso de Segurança de Navio e o Curso de Manutenção e Proteção de Navio. É muito importante saber fazer um bom resumo de suas qualidades.

Diferenciais

Apesar de parecer, trabalhar em um cruzeiro não é uma colônia de férias, como fica implícito no imaginário popular. Na verdade, as pessoas que desejam ingressar como tripulantes precisam ter em mente que o trabalho é, por muitas vezes, bastante intenso.

Por conta disso, um dos principais pontos que podem tornar você um candidato de destaque é a sua proatividade e o seu desejo de trabalhar. Afinal, essa pode ser uma experiência bastante enriquecedora para a sua vida.

Além disso, é super importante que, caso você tenha morado sozinho no exterior, deixe isso bem claro durante sua candidatura. Esse ponto, apesar de não parecer tão relevante, ajuda seu empregador a destacar sua maturidade e responsabilidade.

Ah, mais uma coisa! Como você pode ter pensado, trabalhar no mar pode lhe causar enjoos constantes. Por isso, certifique-se de que seu labirinto seja bem resistente. Isso não é um diferencial, mas acredite, o ajudará bastante.

Como começar a trabalhar em um cruzeiro?

como trabalhar em um cruzeiro

Uma das melhores e mais tradicionais formas de como começar a trabalhar em um cruzeiro é realizar sua candidatura em sites de empresas especializadas.

Hoje, com o constante avanço da internet, é possível realizar diversas pesquisas sobre a área. Afinal de contas, temos absoluta certeza de que foi assim que este artigo caiu na sua tela, não é mesmo?

Entre as principais empresas que realizam o recrutamento de tripulantes para cruzeiros, estão:

  • Portside;
  • Infinity Brasil;
  • Grupo Costa;
  • Rosa dos Ventos Brasil.

Depois de conferir os sites sugeridos, busque pelas vagas e cadastre-se na área que você mais se identifica e, principalmente, possua experiência prévia.

O recrutamento é bastante simples. As empresas analisarão o seu currículo e o chamarão caso o seu perfil esteja dentro das expectativas e exigências de seus contratantes.

Vale lembrar que as entrevistas costumam acontecer de forma presencial. Por isso, mantenha-se atento a todas as informações divulgadas pela empresa em seu e-mail ou outra forma de contato que você definiu.

Quais vagas existem dentro de um cruzeiro?

Como dissemos ao longo do texto, possuir experiência prévia na área desejada é de extrema importância. Contudo, para saber se o seu perfil se encaixa nas exigências feitas pelas empresas, é necessário entender quais vagas existem em um cruzeiro.

Podemos dizer que existem muitas vagas de atuação disponíveis em um cruzeiro, agradando um grande número de pessoas. Afinal, é quase certo que tenha uma vaga que é a sua cara.

Aqui, listaremos algumas das profissões mais comuns nos cruzeiros. Mas, fique tranquilo, não listaremos todas, por isso, não perca a esperança caso não encontre a sua área de atuação aqui. Apenas continue procurando!

Entre as vagas mais importantes, estão:

  • Chef;
  • Ajudante de cozinha;
  • Barista;
  • Barman;
  • Camareira e camareira chefe;
  • Garçom e garçom chefe;
  • Massagista;
  • Cabeleireiro;
  • Eletricista;
  • Faxineiro de convés;
  • Lavanderia;
  • Recepcionista.

Gostou de saber como trabalhar em um cruzeiro? Então, leia sobre mais assuntos relacionados no Recursos & Humanos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.