Como otimizar os estudos e melhorar a concentração?

Deseja saber como otimizar os estudos e melhorar a sua concentração? Veja como montar um cronograma inteligente e algumas sugestões de apps.

A aprendizagem não é algo que se conquista da noite para o dia, afinal, ela demanda esforço e ocorre gradualmente. No entanto, existem maneiras de otimizar os estudos para a sua prova.

Não importa se está se preparando para um concurso público, para uma apresentação na faculdade ou mesmo para o Enem. Saiba que quanto mais estudamos, mais preparados nos tornamos.

Porém, muitas pessoas sentem dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente quando o aluno não gosta da disciplina.

Por isso é importante encontrar maneiras de aprender de forma eficiente e prazerosa.

Existem muitas maneiras de fazer isso, porém também existem diversas barreiras que podem nos impedir de aprender mais rápido. 

Mas saiba que tem algumas técnicas utilizadas por parte dos estudantes que realmente podem trazer um rendimento maior e mais rápido no aprendizado.

Afinal, você precisa aprender. Dessa forma, nada melhor do que implementar recursos tecnológicos e estratégias de aprendizagem baseada na concentração para maior performance nos seus estudos.

Como otimizar os estudos?

Como otimizar os estudos
Imagem by Pexels

Sabemos que uma das principais barreiras para o aprendizado é a falta de tempo, isso ocorre devido a correria do dia a dia. Além disso, o desânimo também é um dos vilões.

No entanto, existem muitas maneiras de se preparar da melhor forma possível antes de encarar uma prova.

Vejamos as melhores dicas sobre como otimizar os estudos!

Elabore um cronograma inteligente

Elabore um cronograma de estudo baseado nas matérias que você precisa estudar. Além disso, estipule quantas horas de estudos você pretende se dedicar diariamente em cada matéria.

Sendo assim, selecionar os tópicos com sabedoria pode economizar tempo em seus estudos e proporcionar mais rendimento  e aprendizado. 

Também, evite estudar mais de três disciplinas diariamente. Isso pode gerar sobrecarga de informação.

Dessa forma, otimizar os estudos pode trazer melhores resultados mesmo para aqueles que não podem estudar durante muitas horas por dia.

Priorize os assuntos específicos e as matérias mais difíceis

Existem alguns assuntos que são mais importantes que outros e precisam ser priorizados ao longo de seus estudos. 

No entanto, é preciso criar um cronograma inteligente no qual possa estudar todas as disciplinas durante a semana.

Os assuntos específicos têm maior peso, sendo assim, eles precisam de uma atenção especial. 

Da mesma forma ocorre com aquelas matérias que a pessoa sempre se saiu mal nas avaliações.

Por exemplo, se alguém tem dificuldade com a disciplina de “matemática”, o ideal é estudá-la mais vezes durante a semana, fazer muitos exercícios e utilizar recursos diversos.

Dessa forma, será mais fácil superar a tal dificuldade que sempre essa pessoa teve. 

Estude em um local tranquilo

A maioria dos alunos não conseguem se concentrar em seus estudos em casa, por causa de distrações e devido ao ambiente ser barulhento.

Isso porque, ao mesmo tempo em que a pessoa estuda em casa, outras atividades acontecem por perto: pessoas falam, carros e motos buzinam na rua, ruídos de eletrodomésticos, etc.

Dessa forma, fica difícil se concentrar. Portanto, é necessário que o ambiente de estudo não haja distrações e que seja o mais silencioso possível.

Sendo assim, o aprendizado se dará de maneira mais produtiva e sem dúvida num espaço de tempo menor. 

Recursos digitais para otimizar os estudos 

Muitas das vezes os alunos só precisam sentir-se à vontade enquanto estudam, o que é precisamente uma das razões para a popularidade dos materiais de estudo digitais.

Existem uma diversidade de formatos e modos de se estudar que podem tornar o aprendizado mais prático e produtivo.

Dessa forma, vejamos as principais tecnologias que estão aliadas aos estudos.

  • Áudios

Os materiais de estudo em áudio são excelentes para ajudar no aprendizado dos assuntos. Dessa forma, é muito mais fácil consumir algo enquanto se desloca para outro lugar ou se exercita, por exemplo.

Você pode até converter os textos que precisam ser estudados em áudios, dessa forma será possível ouvir em seu smartphone enquanto realiza outras tarefas. 

No final das contas, você perceberá que boa parte do texto ficou armazenado na sua memória sem muito esforço.

  • Conteúdos em Vídeos

Os materiais de estudo em vídeo geralmente são disponibilizados na Internet de maneira gratuita ou paga.  

No YouTube, por exemplo, encontramos diversos conteúdos educacionais de ótima qualidade e a maioria deles não é preciso pagar para ter acesso.

Por outro lado, se você prefere os conteúdos organizados em ordem ou mesmo com acompanhamento de um professor, um curso em vídeo pode ser sua a melhor escolha.

  • PDFs e-books

Enquanto os materiais em vídeos e em áudios são organizados em aulas expositivas, os livros digitais e arquivos pdf são importantes para complementar o aprendizado.

Dessa forma, enriquece tanto a teoria quanto a prática, além de proporcionar uma representação mais clara acerca dos conceitos estudados nos materiais digitais.

Aplicativos para otimizar os estudos

Vejamos algumas das formas de como otimizar o tempo de estudo. Para isso,  confira 3 softwares que valem a pena conhecer.

1 – Padlet 

Muitos já ouviram até falar, mas nem imaginam o que é Padlet, nem tão pouco o que a ferramenta é capaz de fazer. Na verdade, o Padlet é um software organizador de tarefas, o mesmo facilita a criação, organização e compartilhamento dos materiais de estudos. 

O aplicativo permite desenvolver trabalhos colaborativos que podem ser compartilhados com quem desejar. 

2 – Stayfocusd

O Stayfocusd é um app capaz de diminuir o tempo que perdemos com distrações que atrapalham o aprendizado, além disso ele ajuda na concentração e foco. Com isso, é possível otimizar os estudos para concursos, vestibular, Enem, etc.

3 – Be Focused

Ele é um aplicativo do tipo “Pomodoro”, o mesmo é bastante utilizado no gerenciamento e otimização de tempo.

Dessa forma, é possível cronometrar o seu tempo para que cada matéria seja estudada da melhor maneira. Assim, evitará o desperdício de tempo e terá mais aproveitamento em cada matéria.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.