Como aprender mais rápido? – Confira dicas e técnicas para acelerar seu aprendizado!

Como aprender mais rápido? Ser aluno é um trabalho de verdade, exame após exame, provas, discussões orais, livros que parecem nunca acabar, por isso muitos se perguntam como estudar bem um texto para fazer um exame. Quer saber como estudar bem e com rapidez, mesmo que as disciplinas sejam muito difíceis ou não sejam as suas preferidas, como no caso de um prova para o concurso do INSS em 2022 (lembrando que o site NovaConcursos tem tudo o que você precisa para se preparar para essa prova tão esperada), por exemplo?

Você precisa de um bom método para estudar melhor? Neste guia você descobrirá um método fantástico para estudar bem e em pouco tempo, seguindo alguns passos simples. Leia conosco e descubra como aprender mais rápido, vamos lá!

Estudar mais rápido e com mais eficácia: a importância de estar bem organizado

Se você está se perguntando como aprender um novo assunto rapidamente, precisa saber que a base do método de estudo é: organização. Estar organizado ajuda a:

  • Não perder tempo tentando descobrir o que fazer ou ler primeiro;
  • Saber exatamente quais objetivos de estudo deve alcançar diariamente;
  • Fazer uma estimativa do tempo necessário para concluir o estudo de um livro ou assunto.

Quando você tem que passar em um exame durante os estudos, ou tem que fazer algum concurso, uma das primeiras dicas é entender como organizar o tempo e o trabalho a ser feito. Assim, não nos encontramos numa espécie de esquecimento da dúvida que nos leva a perder até a vontade de estudar.

Se você nunca organizou seu plano de estudos, recomendamos que comece o mais rápido possível. Pegue um caderno, um bloco de notas, a agenda do seu smartphone e comece a marcar os dias que te separam de hoje para a sua próxima prova. Confira o material a estudar: quantos capítulos existem? Quantos exercícios deve fazer?

Responda a essas perguntas e comece a criar etapas e metas diárias. Desta forma, você saberá todos os dias o que precisa estudar e quais objetivos alcançar. Com este método você poderá eliminar a ansiedade e a sensação de incerteza que sempre paira quando está estudando textos muito longos ou para exames difíceis.

Estude com mapas mentais

Os mapas mentais são a melhor ferramenta se você está procurando um método de como aprender mais rápido. Criar mapas mentais ajuda a estudar ainda mais rápido e aumenta o grau de concentração em um tópico específico. Depois de ler os tópicos para criar seu mapa, você precisará:

  1. Pegar uma folha de papel ou abrir um arquivo do Word
  2. Escrever o tópico principal no centro, em um círculo;
  3. Criar ramos com os vários tópicos no sentido horário e circular em torno do tema principal;
  4. Escrever palavras-chave nos ramos e sub-ramos que indicam os tópicos do texto à medida que avança;
  5. Eventualmente, adicionar imagens relacionadas a cada tópico para estimular a memória visual.

Recomendamos que você crie o mapa mental, depois de estudar os vários tópicos. O mapa pode te ajudar muito na revisão oral. Porque simplesmente olhando para ele, você pode continuar e repetir os capítulos com base na importância, começando pelos macrotópicos até os vários insights.

Com um mapa mental você terá uma visão geral do tema e ao mesmo tempo os diversos temas serão posicionados em uma ordem precisa, o que também o ajudará a fazer a prova da melhor maneira. Se o texto for muito longo e complexo, você pode escolher fazer um mapa mental para cada tópico ou para cada capítulo.

A importância de saber ouvir durante a aula

Como aprender mais rápido? Essa é a pergunta que a maioria dos universitários, concurseiros ou alunos de ensino médio fazem, que desejam equilibrar seu tempo entre o estudo e o lazer, ou o trabalho. Um dos truques para estudar bem é seguir as lições oferecidas por professores.

Seja online (na modalidade à distância, como neste período) ou presencial, não faltar às aulas deve ser prerrogativa do estudante universitário, ou até mesmo do concurseiro que pode ter acesso a um curso específico para ajudar a passar no INSS concurso, como no exemplo que citamos logo na introdução do conteúdo.

De fato, durante as aulas já é possível assimilar os principais tópicos do exame, sendo que você pode colocar questões ao professor para poder tirar algumas dúvidas ou mal-entendidos. Assim, o cérebro consegue recordar melhor os tópicos apresentados oralmente.

Você pode optar por levar um gravador para a aula e, em seguida, fazer suas anotações à mão, ouvindo as palavras do professor. Usando este método você estuda muito mais rápido, porque já tem uma compreensão clara dos tópicos e pode lidar melhor com a leitura posterior do texto e o estudo oral ou a execução dos exercícios exigidos.

Além de acompanhar as aulas, em casa, recomendamos que você: leia em voz alta as notas e os textos do livro. Dessa forma, eles se fixarão muito melhor e mais rápido em sua mente. Outra dica é fazer pequenos resumos depois de ler cada capítulo em voz alta para definir os tópicos mais importantes de cada capítulo.

A técnica de aprendizado ativo para estudar corretamente

Se você acha que ainda não encontrou a resposta certa para suas perguntas, mostraremos outra técnica para estudar e memorizar bem: a técnica de aprendizado ativo.

A técnica de aprendizado ativo também é útil para aqueles que estão se perguntando como memorizar e compreender muitas páginas em um curto espaço de tempo. Nisso, esta técnica ajuda a ultrapassar aquele esquecimento e aquela frase que se costuma dizer depois de fechar o livro que é: “não consigo me lembrar de nada”. Para fazer o melhor uso da técnica de aprendizado ativo, você precisa:

  • Pegar o livro e ler: 20, 30 ou 60 linhas (ou um capítulo) em voz alta;
  • Fechar o livro;
  • Estimular sua memória tentando lembrar o que você leu;
  • Marcar o que você lembrou em um pedaço de papel;
  • Reabrir o livro e verificar: o que você não lembrou e se havia alguma imprecisão entre o que você escreveu.

Uma vez terminado, você notará como em sua mente permanecerão fixos não apenas os tópicos que você memorizou imediatamente, mas também aqueles que você esqueceu completamente após a primeira leitura. Usando este método, embora no início pareça mais difícil lembrar o que você leu, mas ao usá-lo, você verá como as sinapses cerebrais funcionam melhor e como a memorização também melhora.

Como se concentrar para estudar bem?

Por fim, todo aluno sabe que se você quer estudar bem também deve se concentrar melhor no texto ou matéria que está acompanhando. Mas, como se concentrar e estudar bem? Como você pode estudar facilmente com a concentração certa? Para manter a concentração por muito tempo e eliminar o cansaço e as distrações, você deve:

  • Desligar seu smartphone ou o colocar em modo avião, para eliminar distrações de ligações, mensagens, notificações de apps, etc.;
  • Criar um ambiente de estudo confortável e organizado. Estudar em um cômodo arrumado também ajuda a ter menos distrações e melhorar o foco e a ordem mental;
  • Fazer pausas curtas e regulares para ajudar sua mente a relaxar, ser mais produtivo e aumentar o foco;
  • Escolher um ambiente de estudo bem ventilado e, acima de tudo, iluminado;
  • Ter cuidado para dormir as horas necessárias. Se você dormir muito pouco, no dia seguinte ficará estressado, sem vontade e cansado.

Agora que vimos como aprender mais rápido com esses métodos, tudo o que você precisa fazer é enfrentar suas próximas provas seguindo nossos conselhos e trazer para casa resultados ótimos com menos estresse e melhor produtividade. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.