Como escolher um curso de Linux

Spread the love

Confira quais são as principais possibilidades de aprendizado para o sistema Linux.

Assim como em qualquer sistema operacional, ao se procurar por um curso de Linux existem diversas possibilidades. Neste caso, o que deve ser preponderante é a necessidade do aluno e áreas de interesse.

Para quem busca apenas um treinamento Linux, existem diversas possibilidades básicas, desde videoaulas, tutoriais, e-books e diversos outros materiais, pagos e até mesmo gratuitos.

Já os usuários que necessitam de um curso de Linux mais específico, como o voltado para obter a certificação CISCO CCNA Utah, um conhecimento voltado para o desenvolvimento, manutenção e prestação de serviços no setor de redes de médio porte, necessitam de um material mais completo, e normalmente são cursos pagos.

Para sanar um pouco as dúvidas de quem ainda não sabe como escolher o treinamento adequado, separamos os principais cursos de Linux disponíveis no mercado. Confira a lista abaixo:

Treinamento Linux primeiros passos

como escolher curso de linux

Este curso Linux, é voltado para os usuários que estão iniciando na plataforma, e necessitam aprender sobre os conceitos e principais comandos do sistema operacional. Se trata de um treinamento introdutório, para quem realmente não tem familiaridade nenhuma com o sistema e o seu modelo de Software Livre e Open Source.

Terminal Linux, Shell Scripting e Gerenciamento de Redes

O curso é um pouco mais avançado, mas ainda considerado para iniciantes, onde o aluno aprende a colocar em prática os comandos do Linux, para aprender a automatizar tarefas, criar scripts e utilizar o gerenciamento de redes. Questões consideradas básicas também são abordadas no treinamento, como configurar usuários, particionar discos, dentre outras tarefas.

Ubuntu Linux

Um curso de Linux voltado para os usuários que desejam um conhecimento maior de uma das mais famosas variações do sistema operacional. Neste curso é possível aprender a configurar, instalar aplicativos, e explorar todos os recursos o Ubuntu Linux para aumentar a produtividade da máquina.

Kali Linux

A famosa variação do sistema operacional, o Kali Linux é muito conhecida entre os hackers e estudantes de segurança da informação, devido às suas possibilidades. Neste curso os alunos aprendem mais do mundo de Pentest, explorando as diretrizes do assunto e as ferramentas mais populares do sistema operacional.

Preparatórios para certificação

Passadas as etapas e cursos mais básicos, os treinamentos mais populares são os voltados para alguma especialização, como para a certificação CISCO CCNA Utah, Certificação Linux LPIC-1 e CompTIA Linux+. Estes cursos são focados nos exercícios preparatórios para as avaliações internacionais.

 

Ainda existem uma série de outros cursos voltados para o sistema operacional Open Source, cada um direcionado para uma área de conhecimento. Também existem muitas possibilidades gratuitas de tutorias, já que a comunidade do sistema operacional é muito ativa e disposta a dividir conhecimento nos seus fóruns oficiais na internet.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os principais cursos e treinamentos de Linux, basta realizar a escolha de acordo com as suas necessidades, que pode ir desde o primeiro contato com a plataforma, até certificações internacionais, voltados para profissionais da área de T.I. e desenvolvimento profissional.

 

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *