O sonho de construir seu próprio negócio já deixou de ser apenas uma ideia e foi colocado em prática por grande parte dos brasileiros. Isso porque, a mudança de pensamento possibilitou que muitos tivessem coragem para segui-lo e por fim realizar-se com seu objetivo de vida. Contudo, não basta abrir uma empresa qualquer e sem ideais claros para seguir, sendo necessário encontrar aquilo que você realmente gosta, combinado com a possibilidade de lucros.
Pensando nisso, abrir uma confecção de roupas pode ser a melhor oportunidade se você gosta de moda e estilo, mas não sabe como ganhar dinheiro com essa área. No entanto, durante essa jornada é comum surgirem diversas dúvidas, mas por isso, continue lendo esse post para entender de uma vez por todas como abrir uma confecção de roupas!
Confecção de roupas: o que é?
A confecção de roupas nada mais é do que a fabricação de produtos que envolvam tecidos, como cortinas, toalhas de mesa, roupas, entre outros. A fábrica é aquela que irá criar, produzir e vender roupas, seja em seu próprio comércio, lojas de amigos ou parceiros (sendo o fornecedor) e até mesmo expandindo seus negócios por meio de sua marca.
Como abrir uma confecção de roupas?
Nesse tipo de negócio existem duas formas para se trabalhar:
Encomenda: Aqui, a fábrica aguarda pedidos dos clientes que fornecem o modelo e estipulam o prazo. Esses clientes são outras empresas, comércio, lojas e estilistas.
Livre produção: Já nesse modelo, a própria empresa irá criar as peças, vendendo para lojas e boutiques com sua marca. Segundo estudos, esse é o modelo mais indicado e lucrativo, mas é preciso muita dedicação para acompanhar e estudar as tendências de moda.
- Investimento Inicial
O valor do investimento inicial irá depender de diversos fatores, como porte da confecção (pequeno, médio ou grande), estado, exigências, etc. No entanto, é preciso ter em mente que o retorno sobre o investimento não será imediato, visto que após a compra dos materiais, máquinas e utensílios necessários, ainda terão despesas como aluguel, contas a pagar, planilha de cálculo de juros entre outros. Somente após a venda para os clientes finais, será possível entender lucros ou prejuízos, tendo em mente que nos primeiros meses é comum ficar no vermelho para suprir o investimento inicial. Portanto, é preciso ter paciência e estar preparado para todo o processo.
- Processo legal
Considerado simples, o processo legal para abrir uma confecção de roupas nada mais é do que uma loja de roupas com vendas para outras empresas. Sendo assim, é necessário abrir a firma obtendo o CNPJ e realizar um cadastro na prefeitura para permitir a emissão de notas fiscais.
Esse processo é imprescindível tanto para a confecção sob encomenda, tanto para quem decide seguir a opção de marca própria. No entanto, na segunda opção ainda são necessários outros passos como registrar sua marca para evitar o uso indevido por outras pessoas.
- Espaço
Outra questão para se pensar é o local para a confecção, visto que independente do porte de sua empresa, é preciso ter um espaço delimitado para estoque de rolos de tecidos (que devem sempre estar na posição horizontal), peças prontas, máquina (ou máquinas se o porte for de médio a grande), mesa de corte dos tecidos, mesa para revisão de peças, local seguro para instrumentos como tesouras, local para organizar sua rotina e finanças (ou um departamento administrativo), refeitório, banheiros, entre outros.
É muito importante manter tudo organizado para evitar erros e desperdícios, além de deixar todos os funcionários confortáveis para realizarem seu trabalho e circularem livremente.
- Profissionais
Invista em profissionais qualificados e que estejam comprometidos com seu negócio. Para a modelagem, por exemplo, o funcionário deve ser extremamente competente e capaz de elaborar peças ideais para seu público alvo. Afinal, não faz sentido o seu público ser infantil e as roupas serem voltadas para um lado mais profissional e sério, certo?
- Público-Alvo
Falando em público, pense para quem você quer vender seu produto. Ele precisa atingir o público certo para que seja fácil de vender. Ou seja, não queira atingir todos os públicos, pois como não existe uma direção correta a ser seguida, é muito fácil perder o foco e não conseguir atender ninguém. Então, realize pesquisas, estudos e análises para obter informações concretas e não construir sua marca com base em achismos.
- Acompanhar
Como se sabe, o setor da moda está em constante movimento e se transforma de maneira muito rápida. Por isso, acompanhar as tendências é fundamental para obter insights e conseguir produzir novas peças. Estar atento às semanas de moda do Rio e de São Paulo, por exemplo, é muito importante, visto que as tendências para as próximas estações são mostradas com pelo menos três meses de antecedência, possibilitando maior tempo para criar novas peças.
Uma dica muito bacana é ouvir as ideias de seus funcionários, visto que podem possuir ideias de novos recortes e detalhes que podem se tornar um diferencial para sua confecção.