Sim, o Fies 2021 vai acontecer! veja como irá funcionar, como se inscrever e mais!
No ano de 2020, nada foi fácil apra quem precisa estudar. Enem cancelado, provas de concursos adiadas , pessoas tendo que trabalhar em home office, tudo devido a pandemia do corona virus. Mas ao que parece, as coisas podem tentar caminhar para algum tipo de normal em 2021, já que o fies divulgou essa semana o calendário do fies 2021. Acompanhe a seguir e veja como fazer para tentar se inscrever nesse financiamento estudantil. Mas primeiro, entenda do que se trata.
O que é o FIES?
O Fies é um programa do Governo federal, juntamente com o ministério da educação e a caixa econômica federal, para custear bolsas de estudo para graduação. O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado no ano de 1999, e é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. No ano de 2010, o programa adquiriu um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa; os juros caíram para 3,4% ao ano; e passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. em 2014 não será diferente.
Inscrições FIES 2021 – Datas e como fazer
O Ministério da Educação prevê a abertura dos processos seletivos do Prouni e Fies, 2ª edição 2021, logo na sequência da realização do Sisu 2021.1, ou seja, após a divulgação do resultado do Enem 2020, previsto para março.
Para o Fies poderão disputar as vagas os candidatos que tenham notas das edições mais recentes do Enem, a partir de 2010.As inscrições do FIES 2021 são realizadas pela internet, no site oficial do programa educacional (clique aqui).
Calendário do FIES 2021 (cronograma completo atualizado)
- 26 a 29 de janeiro – Inscrição do FIES 2021
- 2 de fevereiro – Resultado do FIES 2021
- 3 a 5 de fevereiro – Complementação da inscrição dos pré-selecionados
- 3 fevereiro a 18 de março – Convocação por meio da lista de espera do FIES 2021
Opçoes para quem não conseguir o fies
Quem ficou fora do FIES por causa das novas regras tem outras opções para realizar o sonho de entrar na faculdade. Conheça algumas:
- Sisu: o Sistema de Seleção Unificada classifica candidatos a uma vaga em universidades públicas usando o desempenho no Enem. Não há limite de renda para participar. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano.
- ProUni: o Programa Universidade para Todos usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma bolsa de estudos em faculdade particular. As inscrições são gratuitas e são abertas semestralmente.
- Financiamento estudantil privado: pode ser uma opção para quem está passando por dificuldades financeiras temporárias. Com taxas de juros mais altas do que o FIES e prazo menor para pagar, o crédito privado tem regras de participação mais flexíveis.
- Bolsas de estudos: fora o ProUni, existem outras bolsas de estudos oferecidas pelo Governo Federal e instituições privadas. Há opções de bolsas parciais e integrais.
Também existem 2 programas privados muito bons que são o Quero bolsa e o Educa mais. Recomendo a leitura dos artigos.
Conclusão
Esperamos que tenham ficado felizes com tudo que vai rolar com o fies 2021 ok pessoal?
Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários ok? Até a próxima!