Encontrar o lar dos sonhos exige uma boa vistoria no imóvel para evitar problemas no futuro
O processo para alugar uma casa envolve algumas etapas: é preciso encontrar a moradia ideal, avaliar o seu estado, negociar o valor com a imobiliária ou proprietário, dar entrada na documentação, pagar o seguro, fazer a vistoria e só então realizar o sonho de se mudar.
Tudo isso ocorre para minimizar possíveis prejuízos para locatário e proprietário.
Uma vez assinado o contrato, o morador está aceitando receber o imóvel nas condições que o encontrou, e deve devolvê-lo da mesma maneira. Portanto, vale a pena ser cuidadoso na hora de fazer a escolha do novo lar.
Saiba o que observar quando visitar casas e apartamentos para alugar:
Identifique problemas estruturais
É muito comum que imóveis antigos sofram com problemas estruturais, bem como imóveis novos que não foram devidamente construídos ou conservados também.
Observe fissuras, trincas ou rachaduras nas paredes e pisos. Também podem surgir mofo e bolor, principalmente nos ambientes mais úmidos. Vazamentos e infiltrações são um ponto de atenção. Outro ponto que deve ser observado é se há deslocamento do revestimento em alguma parte do cômodo.
Hidráulica e elétrica em dia
Os sistemas hidráulico e elétrico levam água e eletricidade para a sua casa e é por isso que eles devem estar funcionando perfeitamente.
Antes de alugar, teste as torneiras, ralos e descargas. Repare em pisos e paredes estufados, com bolhas, mofo, desníveis ou infiltrações, que podem indicar algum tipo de vazamento.
Além disso, confira se todos os registros abrem e fecham adequadamente. Poucos locatários costumam prestar atenção a esse detalhe, que é muito importante para garantir que o encanamento está funcionando.
Na elétrica, comece avaliando as tomadas. Elas devem ter um padrão, estar encaixadas corretamente e ser compatíveis com a voltagem dos aparelhos que você possui. Se possível, avalie também os fios, que não podem estar expostos, mal conservados, desencapados, amassados ou corroídos.
Já o disjuntor e o quadro de força devem ser analisados, preferencialmente, por um especialista, pois são partes importantes do sistema e que podem causar graves acidentes caso não estejam de acordo com as normas técnicas.
Confira portas e janelas
As portas e janelas são essenciais para a segurança e proteção da residência, portanto, precisam estar em perfeitas condições. Caso estejam danificadas, é preciso que o proprietário faça reparos antes do inquilino habitar o imóvel.
Fique de olho no estado das portas: observe se elas fecham corretamente, se a trava funciona, se a fechadura está em boas condições, se há cupins ou outros problemas. Redobre a atenção com portas diferenciadas, como a porta camarãoe as portas francesas, por exemplo.
Já nas janelas, faça o teste abrindo-as e fechando-as algumas vezes. Se houver vidros, eles não podem estar quebrados ou trincados. Repare também nas venezianas, que devem bloquear a visão dos vizinhos.
Repare em pintura e acabamentos
A vistoria da pintura e acabamento geralmente recebe a devida atenção dos inquilinos, pois são os primeiros detalhes percebidos ao entrar na casa ou apartamento.
Confira o estado da pintura em todos os cômodos, inclusive nos rodapés. Manchas, sujeiras e pinturas mal feitas são muito frequentes em imóveis alugados.
Veja também os acabamentos. Azulejos, ladrilho hidráulico, gesso, pastilhas, madeira, cerâmica, cantoneira e outros precisam estar em dia, perfeitamente alinhados e sem partes faltando.
O que fazer se encontrar problemas no imóvel?
Todos os imóveis apresentam algum tipo de problema. Sendo assim, primeiramente é preciso considerar se o defeito terá impacto no seu lar.
Infiltrações e portas sem chaves, por exemplo, podem causar grandes transtornos se o locatário desejar morar no local. A solução é conversar com a imobiliária ou proprietário e negociar o reparo antes de assinar o contrato.
Outra opção é assumir o conserto e solicitar o desconto no aluguel, desde que as partes estejam de acordo. Porém, você o inquilino pode ser negativamente surpreendido e se deparar com um problema maior do que o previsto.
Para problemas menos graves, como uma parede suja, reflita se vale a pena acionar o proprietário ou se você mesmo vai resolver. Caso tenha planos de pintar ou colocar um papel de parede, talvez seja melhor relevar, evitando discussões desnecessárias e tempo perdido.
O mais importante é que todos os defeitos encontrados no imóvel sejam documentados em vistoria. Assim, cada responsável ficará encarregado de cuidar de sua parte sem transformar o sonho em pesadelo.