Vantagens de cursos de educação a distância

A educação é um dos pilares mais importantes no Brasil, é onde formam a maioria dos cidadãos comprometidos com o bem-estar da sociedade.

Dessa forma, cada vez mais sabemos que a tecnologia e a educação tem se tornado bastantes unidas, ainda mais com a pandemia. 

Por conta disso, preparatórios de concurso público, cursos de educação a distância tem se tornado bastante buscados por muitos que querem obter uma graduação e aumentar as chances no mercado de trabalho.

De acordo com MEC (Ministério da Educação), houve um aumento na quantidade de estudantes de 20 vezes para cerca de 1,40 milhões em cursos de Educação à Distância (EAD). 

Além disso, é possível prever um aumento significativo de estudantes nestes cursos no mercado, principalmente esse período de pandemia que nos encontramos atualmente. 

Neste ano, o MEC aprovou novas exigências que permitem o apoio aos estudantes através de centros e unidades que oferecem esse benefício, o que consequentemente, haverá um aumento importante na contribuição para o seu crescimento.É por meio disso que torna possível a realização de avaliações obrigatórias, bem como poder utilizar determinadas estruturas de institutos, por exemplo, uma biblioteca e demais espaços que permitam o aluno uma aproximação com seus estudos. 

curso a distancia

Hoje em dia, alguns cursos EAD do Senac continuarão cada vez com proximidade aos estudantes de todo o Brasil, que querem e desejam uma oportunidade de ensino, mesmo que a distância.

Apesar de ser bastante conhecido o EAD, muitos possuem dúvidas a respeito deste ensino à distância, tem interesse em saber quais as principais vantagens oferecidas por estes cursos.

Por isso, preparamos um artigo completo com as informações que você busca. Listamos as principais vantagens de cursos de educação à distância, para que você não tenha dúvidas na hora de trilhar a sua carreira. Confira!

Bolsas de estudo

Uma das vantagens dos cursos a distância é a disponibilidade de bolsas de EaD. Além do programa do governo ProUni, que oferece bolsas integrais e parciais para universidades privadas.

Os alunos também podem se inscrever em bolsas de cursos de EaD para usufruir de descontos nas mensalidades antes do final do curso.

Desenvolvimento de habilidades

Não pense que por se tratar de ensino à distância, seu investimento em aprendizagem será menor.Quem escolhe esse modelo precisa de disciplina, gerenciamento de tempo, concentração e capacidade de interagir com professores e colegas para aprimorar seus conhecimentos. 

Estes fatores tornam os cursos virtuais mais ativos, pois ajudam a desenvolver habilidades importantes em sua carreira. Ao analisar os benefícios dos cursos de educação à distância, dá para perceber por que ele faz tanto sucesso entre adultos e jovens, certo? Para quem busca flexibilidade e qualificação, esse tipo de treinamento é uma ótima escolha.

Flexibilidade de horários

Tendo em conta a dinâmica do cotidiano, os cursos a distância são uma possibilidade para pessoas que não podem frequentar as aulas presencialmente ou cujo estilo de vida exige várias viagens, têm dificuldade de locomoção ou têm necessidade de trabalhar em horários diferentes. O Centro Universitário Senac fornece aos alunos cursos presenciais, ou seja, cursos a distância ou mesmo a possibilidade de migração de todo o curso de graduação para o modelo de ensino à distância.

Intensa vivência digital

Em ambiente virtual de aprendizagem, o Centro Universitário Senac fornece uma “interface” moderna e de fácil acesso para todos, inclusive deficientes visuais e / ou auditivos. Com isso, os alunos aprenderão a inserir as ferramentas digitais no dia a dia ao longo do curso.

Por exemplo, você pode formar grupos, explorar uma rede de contatos e aproveitar os recursos exclusivos do ambiente virtual, como gravar uma reunião com um professor para ouvir mais tarde.

Mesmo nível de aprendizado

Os conteúdos pedagógicos dos cursos a distância são os mesmos dos cursos presenciais, e o desenvolvimento de habilidades se forma com a mesma perspectiva e o mesmo rigor. “É preciso até planejar um acompanhamento de temas que têm muita leitura obrigatória e complementar. 

O EAD dá flexibilidade, mas não é fácil confundir. O curso é tão rigoroso quanto um curso presencial”, explica Vilela. 

Os estudantes que optam pelos cursos a distância recebem a mesma avaliação dos cursos presenciais do MEC, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Para os egressos das aulas à distância, os resultados são animadores.

 “No Centro Universitário Senac, os estudantes que participaram do ENADE em 2015 apresentaram comportamento igual ou até melhor em relação aos cursos presenciais.”

Mensalidades mais acessíveis

As taxas mensais são geralmente mais acessíveis. “No Brasil, os cursos a distância são em média 50% mais baratos do que os cursos presenciais”, afirma Alcir Vilela Júnior, coordenador geral de educação a distância do Centro Universitário Senac. 

Além de reduzir o custo dos estudos, os alunos também tendem a economizar nas despesas que precisam para ir a instituições de ensino, como fugir da alimentação em casa ou mesmo de materiais, pois muitas bibliografias estão disponíveis online. 

O Centro Universitário Senac fornece aos alunos uma biblioteca virtual com mais de 25 mil livros e toda uma biblioteca digital de artigos científicos.

O diploma tem o mesmo valor

Como os alunos concluem o curso geralmente não está incluída no diploma. No entanto, os cursos a distância ou presenciais têm o mesmo valor de mercado, desde que a instituição seja autorizada e reconhecida por meio do Ministério da Educação. 

Os estudantes que se formam no programa de EAD podem usar o diploma para preencher vagas que exigem qualificações, fazer exames públicos de nível superior ou ingressar em um diploma de pós-graduação.

Professores especialistas

Os professores do modelo de ensino à distância do Centro Universitário Senac também são iguais aos professores dos cursos presenciais. No entanto, mais de 70% dos profissionais são doutores ou mestres.

 “Atualmente temos aproximadamente 500 profissionais, e os professores de educação a distância pertencem a esse grupo. Alguns ensinam de duas formas, enquanto outros atuam apenas de uma forma”, disse Villera.Por isso, há um tutor no espaço digital, que mantém contato permanente com os estudantes, respondendo perguntas mais fáceis e do dia a dia. 

Desempenha a função complementar de professor, que se encarrega de lecionar, administrar provas, propor atividades e avaliar os alunos. 

Ambos são especialistas na área em que ensinam. Portanto, além de trazerem experiências externas ao conteúdo abordado, também agregam mais conhecimento aos estudantes.

Variedade de cursos no ensino à distância

Outra vantagem dos cursos de educação a distância é a grande variedade de cursos disponíveis. À medida que aumenta o interesse por essa abordagem, bastante instituições expandiram suas ofertas de cursos. 

Atualmente, ele oferece bacharelado online, tecnologia e treinamento de licenciamento em engenharia, gestão, marketing, ciências contábeis e outros campos. 

Se você já é graduado e deseja adquirir novas competências para se destacar no mercado de trabalho, também pode fazer os minicursos online.

Por fim, ja falamos em outro artigo sobre como trabalhar em home office, fica a dica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.