Terceirização: Veja como funciona esse esquema de trabalho

Muito usada no Brasil e no mundo, a terceirização tem ganhado mais espaço a cada dia. Saiba aqui seu conceito e como funciona a terceirização, suas vantagens e respaldo jurídico a esse tipo de contrato de trabalho.

O artigo de hoje é pra você que tem curiosidade pra saber como é ser um trabalhador terceirizado 0u como sua empresa pode terceirizar algum serviço e se beneficiar. Não perca mais tempo e fique sabendo de tudo a seguir!

terceirizacao640_1

 

O que é a terceirização de trabalho?

A terceirização consiste em uma empresa contratar através de outra produtos e serviços que não são sua atividade final. Podemos dizer também que é é uma prestação de serviços por outra empresa com a finalidade de diminuição de gastos e progresso na qualidade do serviço prestado para a atividade-meio.

O mestre e doutor  Valentin Carrion conceitua sabiamente a terceirização do trabalho como: “terceirização é o ato pelo qual a empresa produtora, mediante contrato, entrega a outra empresa certa tarefa (atividades ou serviços não incluídos nos seus fins sociais) para que esta a realize habitualmente com empregados desta”.

Com isso devemos saber que a terceirização deve contribuir para a atividade-meio da empresa central e nunca seu objetivo final, por exemplo uma empresa produtora de celulose, que vende papel, ela pode terceirizar o serviço de limpeza dos escritórios, contratar uma empresa de segurança para o local, pode contratar outra empresa que organiza os eventos, ou seja, nenhuma delas tem a finalidade de produzir papel, elas cuidam de outras áreas que não são o objetivo final mas que ajudam a empresa como um todo.

Outro exemplo, um condomínio pode terceirizar o serviço de síndico, pode terceirizar o contrato de porteiros para o prédio e etc.

De acordo com a legislação vigente, é proibido terceirizar serviços para a atividade principal e final da empresa, tem que verificar no contrato social qual é a atividade-fim e dessa maneira pode-se terceirizar os serviços que não fazem isso.

Geralmente, de acordo com a atividade final de cada empresa, os serviços terceirizados comumente são: administração de recursos humanos, arquitetura, serviços de limpeza, consultoria e serviços jurídicos, segurança, processamento de dados e atividades de T.I., recepção, transporte de funcionários, manutenção predial, manutenção de máquinas, organização de eventos, distribuição de produtos e etc.

A terceirização é excelente para a empresa, porque você contrata serviços de pessoas qualificadas e especializadas para determinada atividade que sua empresa não pratica, então o serviço é feito com mais qualidade e mais técnica, você economiza como um todo, porque tal serviço está na mão de outra empresa.

Esperamos que o texto de hoje tenha ajudado em suas dúvidas. Já falamos aqui sobre como trabalhar na globo, espero que gostem do artigo!

Para mais informações e sugestões nos deixem comentários.

Até a próxima!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *