SP TRANS estudante: veja como funciona!

Os alunos de ensino fundamental, médio e superior que moram em São Paulo e precisam de utilizar o transporte público diariamente para se locomover têm direito a utilizar o Bilhete Único emitido pela SP TRANS estudante.

Porém, existem muitas dúvidas a respeito de quem tem direito a passagens gratuitas ou apenas metade do valor. Se você também tem essas ou outras dúvidas sobre o benefício, continue lendo esse artigo e entenda o como funciona o SP Trans estudante!

Como funciona e quem tem direito

Os estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de São Paulo, têm direito a utilizado o bilhete único do SP Trans Estudante que dá direito a passagem gratuita no transporte coletivo da cidade, que inclui ônibus, micro-ônibus, metrô, trem, entre outros. Já os alunos dos cursos superiores, devem ter renda per capita menor do que 1,5 salários mínimos e se autodeclarar como baixa renda para também ter direito a gratuidade do serviço.

sptrans estudante

Quem estuda em escolas da rede privada no Ensino Fundamental e Médio, também tem direito ao bilhete único, porém ele dá oferece o desconto no valor da passagem, ou seja, o aluno irá pagar 50% do valor total. Isso vale também para os alunos que são cotistas na rede privada e possuem baixa renda e os estudantes do Ensino Superior que fazem parte de programas como Prouni, Fies e outros Financiamentos Estudantis.

Como cadastrar SP TRANS Estudante

Para realizar o cadastro no SP Trans Estudante é necessário que a instituição de ensino seja conveniada com a SP Trans e faça um pré cadastro. Depois o próprio estudante pode acessar ao site http://estudante.sptrans.com.br/ e dar continuidade ao processo informando o seu CPF e RG.

A aprovação pode levar alguns dias, mas o processo pode ser acompanhado pelo próprio site, onde o aluno sabe se foi aprovado ou não. Após a aprovação é possível emitir o boleto de cotas de do Bilhete Único tanto pelo site, quanto pelo aplicativo oficial e depois é só acompanhar o uso e as recargas pelo próprio site.

SP TRANS Estudante Recarga

Todos os alunos que fazem uso dos benefícios do SP TRANS Estudante têm um número de cotas que podem usar por mês, independente se possuem gratuidade ou 50% de desconto na passagem. As cotas são calculadas de acordo com o número de aulas presenciais que o aluno tem.

Ou seja, o aluno que têm aula todos os dias, pode usar o seu bilhete único até 4 vezes por dia,  de acordo com as regras que entraram em vigor em 2018, esse número é multiplicado pelos dias úteis de aula por mês. Quando as cotas acabam, o aluno passa a ter que pagar o valor cheio da passagem, até o próximo mês. É possível acompanhar tudo isso pelo site do SP TRANS Estudante ou pelo APP.

Caso você não tenha recarga, pode emitir um boleto tanto pelo site, quanto pelo app e pagar no banco de sua preferência. E assim poder utilizar o seu bilhete único tranquilamente.

Restou alguma dúvida sobre como funciona o sistema do SP Trans Estudante e o Bilhete Único? Então deixe um comentário nos contando que responderemos brevemente!

Já falamos aqui sobre o Duolingo ingles e espanhol que é muito bom pra quem não tem grana para um curso formal.

Até a próxima!

 

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *