Sisfiesportal: Veja como funciona!

Spread the love

Sisfiesportal facilita o acesso a informações sobre o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, permite que os estudantes se inscrevam no programa e também que realizem a renovação do contrato semestral do benefício.

O Fies é um dos programas federais que facilitam o ingresso de estudantes de baixa renda familiar no ensino superior. Através do financiamento, é possível cursar a faculdade toda pagando um valor de até R$150,00 a cada três meses. Enquanto que as mensalidades são cobradas apenas 18 meses após a conclusão da graduação e podem ser pagas em até 15 anos, dependendo da duração do curso.

Sisfiesportal

Página do Sisfiesportal. (Foto: Divulgação)

Para que serve o Sisfiesportal?

O Sistema Informatizado do Fies tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre o financiamento, promover inscrições para que os alunos possam solicitar o benefício e fazer com que todos os estudantes que já fazem parte do programa tenho total acesso a situação do contrato semestral. Sendo assim, todos os que optam por ingressar no ensino superior com o auxílio do FIES, deve realizar um cadastro no Sisfiesportal.

Como fazer a inscrição no Sisfies

A inscrição no Sisfiesportal solicita todos os dados pessoais do estudante, que já deve estar matriculado em alguma instituição privada de ensino superior para ter acesso permitido no site. Após informar o CPF, o nome completo, a data de nascimento e o e-mail pessoal na primeira página de cadastro, é enviada uma mensagem de confirmação no endereço de e-mail do estudante. Depois de confirmar a inscrição, é necessário acessar a página do Sisfies para informar outros dados, como o nome da instituição em que está matriculado, curso e renda familiar.

Sempre que necessário consultar informações ou verificar a situação da solicitação do benefício, o estudante tem que informar o número do CPF e a senha de acesso criada no cadastro. Vale lembrar que essa inscrição não garante a permissão para o financiamento, ela é utilizada pelo Sisfies para identificar quais alunos cadastrados cumprem com os pré-requisitos do FIES. Num prazo de até cinco dias, o portal divulga na página de inscrição de cada estudante a situação de pré-selecionado ou não para o financiamento.

Sisfiesportal

O cadastro no Sisfies é o primeiro passo para conseguir o financiamento. (Foto: Divulgação)

Apenas os estudantes pré-selecionados devem comparecer à CPSA da universidade em que estão matriculados dentro de um prazo de dez dias. Lá ele deve entregar a documentação necessária e pegar a guia de encaminhamento para um dos bancos financiadores, a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.

Como fazer a simulação no Sisfies

Para que os estudantes que pretendem solicitar o Fies, mas desejam obter informações de valores a respeito do financiamento, o portal desenvolveu a ferramenta de simulação do Fies. Com isso, é possível que todos os interessados tenham ciência do valor que será cobrado durante e após a faculdade, bem como o prazo para iniciar o pagamento e a quantidade máxima de parcelas para a quitação da dívida.

Basta acessar Simulação Fies e informar todos os dados solicitados, são eles: quantidade de semestres do curso, quantidade de semestres já cursados, tipo de estudante (bolsista ou não), porcentagem de financiamento (de 10% a 100%), valor da semestralidade (soma de 6 mensalidades do curso) e a data para vencimento das parcelas. Depois de clicar em simular, todos os valores são demonstrados numa tabela, informando inclusive, a data de início e término do pagamento do financiamento.

Conclusão

Esperamos que as dicas tenham sido úteis pessoal

Já falamos aqui também sobre o educa mais brasil 2019 que é bem interessante.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *