Senai Sorocaba: história, cursos e como se inscrever!

Spread the love

Conheça o Senai Sorocaba, sua história, os cursos profissionalizantes oferecidos e os processos seletivos. Saiba de tudo e consiga seu curso

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição de ensino profissional, especializada na formação de mão-de-obra para as indústrias de diversos setores. O Senai está presente em todo país, difundindo novas tecnologias e contribuindo com a geração de emprego.

senai sorocaba

O Senai Sorocaba oferece cursos profissionalizantes. (Foto: Divulgação)

O Senai Sorocaba é uma das grandes unidades da rede no interior paulista. A escola, também chamada de “Gaspar Ricardo Júnior”, oferece cursos pagos e gratuitos conforme a demanda de profissionais na região. Os alunos contam com moderna infraestrutura para realizar os estudos e professores com experiência no mercado de trabalho.

História do Senai Sorocaba

O Senai Sorocaba iniciou as suas atividades em 1959, em um prédio que foi construído em um terreno doado pela Prefeitura Municipal. No início, a cidade estava em pleno desenvolvimento, contando com cerca de 25 mil trabalhadores industriais que precisavam de treinamento.

A princípio, a escola do Senai em Sorocaba oferecia apenas cursos profissionalizantes de curta duração, com foco nas ocupações de mecânico eletricista, torneiro mecânico, ajustador mecânico e mecânico de automóvel. Com o tempo, a diversidade de cursos se tornou ainda maior.

No ano de 2005, a unidade do Senai e Sorocaba passou por uma grande reforma. O prédio ganhou novas oficinas e novos laboratórios, que melhoram muito a qualidade do ensino na instituição.

Cursos Senai Sorocaba

Confira a seguir os cursos Senai Sorocaba, separados conforme a modalidade:

Aprendizagem Industrial

Os programas de aprendizagem industrial possuem como principal objetivo capacitar jovens de 14 a 24 anos para conseguir o primeiro emprego. Cada curso tem uma carga horária de 1600 horas e duração de quatro semestres.

No Senai Sorocaba, sempre são montadas turmas para os cursos de mecânico automobilístico, mecânico de usinagem, ferramenteiro de moldes para plástico, ferramenteiro de corte, dobra e repuxo, eletricista de manutenção eletroeletrônica e eletricista de manutenção.

senai sorocaba

São oferecidos cursos principalmente na área de mecânica. (Foto: Divulgação)

Cursos Técnicos

A habilitação técnica tem como propósito desenvolver competências práticas para que o estudante consiga atuar em uma determinada área da indústria. No Senai Sorocaba, o único curso técnico disponível é o de mecatrônica, com duração de dois anos.

A formação habilita para a automação de processos de manufatura e integra várias tecnologias em função da produtividade das empresas industriais.

Formação Inicial e Continuada

Quem deseja fazer um curso rápido e focado em uma ocupação na indústria deve optar pela modalidade de Formação Inicial e Continuada. São muitos cursos profissionalizantes oferecidos, como mecânico de injeção eletrônica, eletricista automotivo, eletricista industrial, comandos elétricos, auxiliar de logística, analista de qualidade, Excel avançado, entre muitos outros.

Ensino Superior

O Senai Sorocaba também forma tecnólogos, através de um curso superior com duração de três anos. As oportunidades são para graduação em fabricação mecânica.

Inscrições Senai Sorocaba 2015

O Senai Sorocaba já divulgou o seu cronograma para o processo seletivo dos seus cursos gratuitos, ou seja, de habilitação técnica e aprendizagem industrial. As vagas são para o 2º semestre de 2015.

Os jovens interessados em fazer um curso de aprendizagem devem efetuar a inscrição entre os dias 4 e 15 de maio de 2015. Já o processo seletivo para cursos técnicos 2º semestre permanecerá com inscrições abertas entre 23 de fevereiro e 16 de março de 2015. As provas serão aplicadas, respectivamente, em 31 de maio e 12 de abril.

Para obter mais informações, faça uma visita à escola do Senai em Sorocaba, que fica na Praça Roberto Mange, 30 – Santa Rosália. O telefone de contato é (15) 3212-7400. Confira os editais acessando o site www.sp.senai.br.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui também sobre os cursos ikesaki que são bem interessantes.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *