Senai EAD: cursos, como funciona e mais!

Conheça tudo sobre o senai ead, como seus cursos funcionam e muito mais!

As formações que são encontradas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) não se restringem àquelas que são nas salas de aula, ou seja, que são presenciais. De fato, como outras escolas, o SENAI também chegou à época EAD, proporcionando cursos que são feitos com grande carga horária à distância. Como uma instituição que cria os profissionais para estar em variados campos de produção, os cursos que o seu sistema à distância disponibiliza são nesse ramo.

O fato de os cursos serem somente industriais não faz com que o SENAI EAD fique limitado. Na realidade, cada eixo que essa instituição tem engloba quantidade importante de cursos, como Tecnologia Educacional e também Eletrônica, existindo a formação e Segurança do Trabalho e em Gestão de Qualidade, com outros que são unicamente de Aperfeiçoamento.

senai ead

No entanto, buscar o SENAI também possibilita que se façam cursos como os de portfolio. Essas são formações que os profissionais usam para atender diferentes tipos de companhias, sendo primordiais para os consultores. Eles são bastante curtos, existindo algumas formações que têm 14 horas, como Propriedade Intelectual e também Desenho Arquitetônico.

Existe uma categoria de cursos que são de mais carga horária, ainda que sejam também de portfolio. Os que são Eletricista Industrial são alguns dos que têm mais carga, sendo 300 horas. Alguns cursos técnicos também fazem parte da educação à distância que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial desenvolveu, como Petróleo e Gás.

 

Como o SENAI EAD organiza esses tipos de cursos?

O meio para que essa instituição organize esses cursos é o chamado ambiente virtual. É nele que são depositados tanto avisos que os tutores querem passar quanto as matérias que os indivíduos vão ter de ver. Normalmente, o SENAI oferta módulos e eles têm diferentes assuntos, lembrando que eles não incluem unicamente videoulas, como existem indivíduos que pensam.

De fato, a didática que os cursos à distância dessa instituição usam é muito mais variada. Conta-se com exercícios diferentes e tem-se obrigatoriedade de que alguns trabalhos sejam feitos também faz parte da educação à distância dessa instituição a presença nos polos.

É claro que a educação à distância existe para que os estudantes alcancem toda a autonomia de tempo da qual eles precisam ou que eles simplesmente querem ter. Porém, eles continuam tendo a obrigação de, mensalmente, estar nas unidades para realizar apresentações, para fazer provas ou outras atividades que sejam consideradas relevantes.

 

O que é preciso para o SENAI EAD?

Para ingressar nos cursos à distância do SENAI, as pessoas podem ter de usar um processo seletivo. Uma vez que esses interessados fazem essa prova e que determinado curso disponibiliza turmas, ele poderá realizar a matrícula.

Vale dizer que as formações à distância não costumam ter gratuidade, ou seja, que as pessoas que se matriculam têm mensalidade integral, além de o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) não abarcar essa forma de curso.  As unidades federais da instituição têm os seus próprios portais EAD para apresentar os seus cursos.  

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *