Senai CE: cursos, história e mais sobre o Senai Ceará

Spread the love

Conheça o senai ce. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem forte presença no estado do Ceará, com o propósito de qualificar a mão-de-obra e garantir profissionais qualificados para as indústrias cearenses.

Senai CE

O Senai-CE é uma das principais instituições de educação profissional do Ceará. (Foto: Divulgação)

História do Senai Ceará

O Ceará foi um dos primeiros estados do Nordeste a contar com um departamento regional do SENAI. A instituição foi criada em 27 de novembro de 1943, pouco tempo depois do lançamento nacional do Sistema de Aprendizagem com foco nos setores industriais.

Quando as instalações do Senai Ceará começaram a funcionar, os primeiros cursos oferecidos foram de Desenhista Técnico, Mecânico Ajustador, Torneiro Mecânico e Carpinteiro. Nos seus primeiros 45 anos de história, a instituição formou mais de 100 mil profissionais.

O Senai-CE é especializado em programas de educação profissional, mas também presta serviços para as indústrias do estado, apresentando as principais inovações tecnológicas.

 A entidade, que se preocupa em oferecer oportunidades educacionais aos trabalhadores, é referência em credibilidade e qualidade. Ela contribui com o desenvolvimento do estado e se destaca como uma importante integrante do Sistema FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).

Atualmente, o Senai-CE conta com unidades nas cidades de Fortaleza, Maracanaú, Horizonte, Sobral Juazeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante.

Cursos oferecidos pelo Senai Ceará

O Senai Ceará oferece cursos de diversas modalidades, como Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica, Aperfeiçoamento e Iniciação Profissional. A instituição também tem uma oferta de vagas gratuitas através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), uma iniciativa do Governo Federal.

Confira a seguir algumas opções de cursos do Senai-CE conforme a modalidade:

• Habilitação Técnica

Panificação, Confeitaria, Mecatrônica, Automação, Edificações, Calçados, Segurança do Trabalho, Logística, Eletrotécnica, Meio Ambiente, entre outros cursos técnicos.

• Aprendizagem Industrial

Operador de Máquina de Envasar Líquidos, Mecânico de Manutenção de Automóveis, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica, Assistente Administrativo, Assistente de Produção, entre outros cursos.

• Qualificação Profissional

Operador de Guindaste, Mestre de Obras, Pedreiro, Pizzaiolo, Padeiro, Salgadeiro, Confeiteiro, Eletricista de Automóveis, Instrumentalista Industrial, Mecânico de Motocicletas, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Arrumador e Conferente de Cargas, entre muitos outros.

• Iniciação Profissional

Fabricação de Salgados, Mesa Natalina, Empreendedorismo, Eletricidade Básica, Negociação e Vendas, Atendimento ao Cliente e muitos outros.

• Aperfeiçoamento Profissional

Pães especiais, Sobremesas, Eletricidade em Alta Tensão, Técnicas de Pintura de Obras, Revisões Fiat, Técnico Toyota, Logística de Produção, Custos para a Indústria do Vestuário, entre outros.

Para obter informações sobre todos os cursos oferecidos pelo Senai Ceará, acesse o site oficial da instituicao.

Gostaram das informações? Já falamos aqui em outro artigo sobre o curso de unhas da faby cardoso, sugiro a leitura.

Dúvidas e sugestões mandem nos comentários!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *