Quem Pode Ser Perito Avaliador De Imóveis?

Spread the love

perito imoveis

Você sabe quem pode ser perito avaliador de imóveis? 

A profissão que tem como objetivo ajudar os clientes a saberem sobre o estado do seu patrimônio, pode atuar tanto em esfera judicial quanto para pessoas físicas e empresas.

Um perito imobiliário faz com que fatos, trazidos através de seus laudos, sejam expostos a fim de mostrar qual a real situação do lugar e então, definir qual o valor estimado da propriedade.

Sendo assim, ajudam a clientes a terem noção se uma negociação pode ser bem feita ou então para clientes em processos judiciais a saberem o valor do imóvel para repartição de bens.

Quer saber quem pode ser um? Continue lendo.

Quem Pode Ser Perito Avaliador De Imóveis?

chaves imoveis

Como mostrado na introdução, o perito avaliador de imóveis tem como função principal ajudar o seu cliente a discernir qual o valor do imóvel que tem interesse em vender, alugar, comprar ou repartir.

Avaliam também a estrutura do local e dão um laudo completo sobre o ambiente.

É fundamental sua avaliação precisa para saber com certeza se você está fazendo um bom negócio.

A profissão pode atuar como auxiliar do juízo, juntamente ao poder judiciário representando os interesses de ambas as partes dentro de um processo.

Um perito pode ser um avaliador, no entanto, um avaliador não pode ser considerado um perito.

Sendo assim, é importante saber distinguir isso dentro da profissão.

Uma das dúvidas mais comuns na área, é sobre quem pode ser perito avaliador. E de acordo com o Código de Processo Civil, as seguintes profissões podem ser avaliadores de imóveis: 

  • Engenheiros civis;
  • Arquitetos;
  • Engenheiros-agrônomos;
  • Corretores de imóveis;

No entanto, para se tornar perito, é necessário que um curso técnico na área seja realizado.

Os profissionais mais requisitados para realizar a perícia de um imóvel, é o corretor. Isso porque já está inserido dentro do mercado e possui um conhecimento mais abrangente sobre a área de atuação.

Sendo assim, passam a serem considerados mais inseridos no mercado e com melhores noções técnicas geográficas.

O que é preciso para ser perito avaliador de imóveis?

Após se perguntas quem pode ser perito avaliador de imóveis, vem a segunda questão que é saber o que é preciso para entrar nesse mercado.

Como dissemos, somente as profissões acima estão aptas a atuarem como perito. Mas, estudantes que estão cursando transações imobiliárias ou então que fazem gestão de imóveis, também podem atuar como peritos.

Para isso, bastam apenas se especializar na área.

O perito, antes de tudo precisa ser uma pessoa profissional e comprometida com seu trabalho. Sua ética deve prevalecer acima de tudo sem deixar que fatores externos atrapalhem sua avaliação.

Quem Pode Fazer A Avaliação De Imóvel?

imoveis avaliacao

A formação necessária para que você consiga avaliar um imóvel é através de um curso de especialização na área de perícia imobiliária.

Para que o corretor possa atuar nesta área, é necessário então que seu cadastro do CNAI esteja ativado junto ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o COFECI.

Só após a emissão do parecer técnico de avaliação mercadológica é que o profissional estará apto a realizar todas essas transações e ainda atuar judicialmente.

A área de perícia sempre se encontra com demandas, pois inúmeros casos não só de processos mas também de pessoas querendo avaliação do imóvel que desejam, é alta.

Se você deseja se tornar um perito avaliador de imóveis, então entre em contato com alguma instituição de referência que possa lhe oferecer o curso necessário para que você atue na área.

Agora, se você quer contratar, é crucial também que você tenha ao seu lado, profissionais que tenham referência no que fazem e possuam seus certificados em dia.

Conclusão

imoveis novos

Vimos então, quem pode ser perito avaliador de imóveis.

A profissão é muito requisitada em especial na área judicial, logo, seu papel é vital para entender pontos específicos em um imóvel.

Não só isso, o perito cumpre papel crucial na hora de seus clientes fecharem negócio. Seu laudo trará dados verdadeiros que fará com que o cliente saiba se fez uma boa ação de negócio.

Conseguiu entender um pouco mais sobre essa área? Então nos conte aqui abaixo e mostre este artigo em suas redes sociais ou para quem tem interesse na área.

 

 

Recomendados para você:

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *