Pós Graduação: Por que é importante fazer?

Spread the love

Entenda por que a pós graduação pode melhorar suas chances no mercado de trabalho e dicas pra fazer a sua

Antigamente acreditava-se que o diploma de ensino superior era o diferencial necessário para conseguir uma vaga importante em uma empresa e ter a carreira alavancada. Atualmente, a quantidade de pessoas com diploma superior no mercado é cada vez maior. O que pode ser considerado um diferencial verdadeiro para muitas funções, hoje em dia é uma pós graduação.

Será que a sua carreira já está pronta para uma pós? Qual caminho seguir? Vamos entender o que, exatamente é a função da pós graduação em sua vida profissional e academia e entender quando e como escolher sua pós graduação.

Afinal, o que é uma pós graduação?

pós graduacao

Uma pós graduação é uma continuação do curso superior, que oferece uma especialização dentro da profissão que a graduação te qualificou. Cada carreira oferece opções diferentes, que podem ser interessantes ou não para você.  É importante planejar sua pós, pois ela moldará sua carreira de forma poderosa, ou será um grande desperdício.

Vamos compreender com um exemplo.

Um profissional termina seu curso universitário em administração de empresas, e decide que deseja se tornar um grande executivo, galgando os degraus das hierarquias das grandes corporações e chegar a CEO de uma empresa. Para que isto ocorra, é fundamental que ele faça um MBA, que é uma pós graduação para administração e outros cursos especializadas em formar executivos. Caso esta pessoa desejasse se tornar uma pessoa responsável pela administração de sua pequena empresa familiar, porém, teria muito mais uso para uma pós em ciências contábeis, que correlacionasse sua capacidade de administração com a manutenção das taxas em dia.

Desta forma, pode-se entender, que a pós graduação é uma decisão ainda mais delicado que a graduação.

Como definir sua pós graduação?

Existem algumas dicas de planejamento de carreira que podem se tornar bem úteis no momento de escolher sua pós graduação:

  • Escolha uma especialização que te dará prazer: Que tal ser um especialista naquilo que mais te fascina na sua profissão? Esta é uma das formas mais fáceis e interessantes de se escolher sua pós. Cuidado, entretanto, não escolha uma pós que não tem espaço no mercado.
  • Do que o mercado/sua empresa precisa? Se você pretende fazer uma longa carreira na sua empresa atual, verifique quais as possibilidades de pós graduação  trariam mais vantagens para você e sua empresa. Caso a empresa não seja a responsabilidade, faça a mesma pergunta relacionando você e o mercado.
  • Não tenha pressa: Terminou a faculdade? Parabéns. Não precisa correr para a pós. Existem outros cursos que você pode fazer para se manter estudando, que podem ser muito mais úteis para sua carreira do que uma pós escolhida de forma errada.

Além dos benefícios já apresentados, uma pós graduação, pode lhe ajudar a contar pontos em concursos e seleções de emprego

Gostaram das informações pessoal? Já falamos aqui também sobre o guia prático para passar em concurso em 1 ano que é super interessante.

Continue conosco, daremos muitas outras dicas para você sobre cursos e sua carreira.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *