Confira e conheça 18 plataformas que oferecem cursos gratuitos

Spread the love

Conheça as melhores plataformas que oferecem cursos gratuitos e dê um up no seu curriculo!

Com a concorrência grande no mercado de trabalho, se aperfeiçoar e estar ligado as novas tecnologias nunca foram tão importantes. Neste mesmo caminho, o número de cursos disponíveis, sejam presenciais ou pela internet, cresceu nos últimos anos.

Antes de qualquer coisa, é preciso estar atento aos Termos de Uso do site e se o curso escolhido emite certificado ao final do curso. Algumas plataformas cobram uma taxa para a emissão do certificado ou, em alguns casos, nem emitem a conclusão do curso.

Plataformas que oferecem cursos gratuitos

Neste post vamos apresentar diversas plataformas de cursos online gratuitos que estão à disposição para a população:

plataformas que oferecem cursos gratuitos

FGV

A Fundação Getúlio Vargas tem diversos cursos disponíveis em sua plataforma OEC – Open Education Consortium, um tipo de consórcio de instituições de ensino de diversos países que trabalham na oferta de conteúdos e materiais didáticos online e sem custo.

Saberes – Senado Federal

O instituto do Senado Federal também oferece diversos cursos, desde organização de equipe e noções de raciocínio lógico, até atualizações de leis, como foi o caso da Lei de Acesso à Informação.

Escola Virtual – Fundação Bradesco

O Bradesco tem em sua fundação diversos cursos desde 2001. Com a Escola Virtual, atua na oferta de cursos online gratuitos em diferentes áreas como administração, informática, desenvolvimento pessoal e profissional, além de outras áreas. Quem estiver interessado, terá à disposição um ambiente virtual completo e dinâmico, que respeita a individualidade de cada aluno.

Sesi/Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), além de reconhecidos pelos seus sistemas de ensino escolar, profissional e técnico, disponibiliza cursos gratuitos com duração de 10 a 32 horas com certificado após a conclusão para quem deseja aperfeiçoar-se para o mercado de trabalho.

Prime Cursos

A Prime Cursos é uma plataforma que oferece cursos, tem em seu registro mais de 200 cursos em diversas áreas profissionais como administração, educação, idiomas, informática, moda, preparatório para o Enem e concurso e público, dentro outros. Quem desejar poderá emitir o certificado após a conclusão do curso, onde é cobrado uma taxa para a confecção e o envio.

Coursera

Esta plataforma foi desenvolvida pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania. É parceiro de diversas instituições brasileiras como a USP e a Unicamp, que produzem cursos de qualidade e gratuitos em áreas como artes e humanas, ciência de dados, línguas, desenvolvimento pessoal, entre outras.

plataformas que oferecem cursos gratuitos

E-Unicamp

A universidades de Campinas desenvolveu esta plataforma com o propósito de impulsionar o uso de tecnologias educacionais e disseminar o conhecimento gerado pela instituição, por meio da disponibilização gratuitas de vídeos, animações e imagens. O acesso é totalmente sem curso e livre, onde não há necessidade de inscrição, mas é preciso estar atento e de acordo com as condições previstas nos Termos de Uso.

E-Aulas USP

A USP tem uma plataforma que dá acesso a conteúdo educacionais produzidos ou apoiados pela instituição, com o objetivo de ampliar e disseminar o conhecimento. Disponibiliza áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade.

Iped

Este curso conta com videoaulas e atividades nas áreas de 3D e games, administração, ambiental, animações, design, arquitetura, engenharia, artesanato, entre outros. O certificado digital é gratuito. Caso o usuário queira o certificado impresso, há taxa de cobrança.

Cursos Online Educa

Nesta plataforma, os cursos estão disponíveis nas áreas de primeiros socorros, cuidados clínicos pós-operatório de cães e gatos, introdução à filosofia política e eletricista residencial, entre outros. É disponibilizado material teórico e há um texto no final do curso. O certificado é pago.

Certificado Cursos Online

Com material didático disponível em PDF e prova, a plataforma oferece cursos de inglês, mecânica automotiva, gastronomia, corte e costura, chaveiro, bolsa de valores e secretariado, entre outras opções. O certificado é pago.

Escon

Os cursos são oferecidos nas áreas de adestramento de cães, alemão básico, assistente contábil, atendente de farmácia, atendimento ao público, auxiliar de biblioteca, auxiliar de laboratório, auxiliar de instrumentação cirúrgica, entre outros. Os cursos têm material teórico e uma prova e o certificado é pago.

Veduca

A Veduca disponibiliza diversos conteúdos, tanto gratuitos quanto pagos. É necessário conferir no site quais cursos não precisa de pagamento inicial. Para emitir certificado há uma taxa a ser cobrada.

Duolingo

A plataforma é online e gratuita de ensino de idiomas. Sua proposta é trazer lições para os usuários de forma fácil e prática. Os cursos são de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

Rock Content

A plataforma oferece certificados em marketing de conteúdo. O curso é gratuito e dividido em 10 aulas, com cerca de 3 horas de conteúdo total, que englobam temas que os interessados precisam saber para se tornarem profissionais de marketing qualificados no mercado.

Sebrae

Os cursos são voltados para os profissionais que possuem um pequeno negócio, além de falar sobre os princípios do empreendedorismo, planejamento financeiro e avaliação de gestão.

Hotmart

O site possui um “Desafio 30 Dias”, curso voltado a criação de um e-book ou um curso online em apenas um mês. Com 17 aulas em vídeo, o projeto permite que o aluno aprenda os passos necessários para a criação de um produto digital até as primeiras estratégias de venda.

Codeacademy

É uma plataforma interativa que oferece aulas gratuitas de codificação em linguais de programação quem podem ajudar a entender ferramentas com os quais lidamos diariamente, como softwares e sites.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *